Com recorde no rebanho, MS tem 11 cabeças de gado para cada habitante

25 JAN 2012 • POR MS Já • 14h22
Mesmo perdendo recentemente a segunda colocação como o maior rebanho bovino no país para Minas Gerais, o Mato Grosso do Sul alcançou o número recorde de 29,2 milhões de cabeças de gado em seu território rural, o que significa 11,68 animais para cada habitante local.

Os dados são do Instituto de Defesa Animal e Vegetal de Mato Grosso (Indea), obtido com base nas informações referentes à vacinação contra aftosa no mês de novembro passado, uma evolução de 1,5% em comparação com o registrado em 2010.

A quantia já é maior que os números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que recentemente trouxe os resultados de dois anos atrás, quando foram registrados pouco mais de 22,3 milhões de cabeças de gado.

Apesar da terceira colocação entre os Estados criadores do animal, Mato Grosso do Sul tem dois municípios com o rebanho entre os três maiores criadores do Brasil, Corumbá e Ribas do Rio Pardo, segundo e terceiro colocados respectivamente.

A ‘Capital do Pantanal’ era a responsável pelo maior rebanho do país, mas perdeu o posto para São Félix do Xingu, no Pará, que tem, segundo o IBGE, 2 milhões de cabeças, contra 1,9 milhão em Corumbá. O outro município sul-mato-grossense possui 1,1 milhão de cabeças de gado.