REGIÃO

Encontro da Agepen incentiva a contratação da mão de obra prisional

29 ABR 2019 • POR Da Redação • 11h30
Em Mato Grosso do Sul, atualmente, 32% da massa carcerária está inserida em atividades laborais - Divulgação

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realiza amanhã (30/4), o 1º Encontro de Incentivo à Contratação do Trabalho Prisional  em Dourados. O evento tem início às 9h30 e será realizado no Auditório da 4º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
A intenção do encontro é demonstrar as vantagens da contratação da mão-de-obra-prisional e incentivar o interesse de novos empregadores. Na oportunidade, será apresentada a cartilha “Mão de Obra Carcerária” – Orientações para Futuros Empregadores”, elaborada pela agência penitenciária, com informações sobre a utilização do trabalho prisional.

Além de reduzir custos ao empregador, a ocupação de reeducandos também contribui para a reinserção social, refletindo na redução da reincidência criminal e, consequentemente, na diminuição dos índices de violência.
 
Em Mato Grosso do Sul, atualmente, 32% da massa carcerária está inserida em atividades laborais, sendo mais da metade em trabalhos remunerados por meio de parcerias com 180 com empresas privadas e instituições públicas. O objetivo, segundo  a direção da Agepen, é elevar esses número, mesmo o Estado já superando em cerca de 10% a média nacional de custodiados do sistema prisional trabalhando.