SIG

Integrante de quadrilha especializada em roubo à famílias é apresentado em Dourados

20 AGO 2019 • POR Dourados News • 16h30
Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News

Wanderson Romeiro Barbier, 21, foi apresentado à imprensa nesta manhã (20) no 1° Distrito Policial de Dourados. Ele é um dos envolvidos no sequestro de uma família residente no Jardim Europa, registrado na quarta-feira (14) passada. Ontem (19) ele se entregou à polícia acompanhado de advogado, após ficar quase uma semana foragido.

Conforme os levantamentos do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil, o rapaz integra uma quadrilha especializada em roubo à famílias. Nos últimos 45 dias, ele e pelo menos outros quatro criminosos teriam praticado cinco assalto violentos em residências da cidade, deixando vítimas amarradas e sob ameaça. Outro roubo foi registrado mais recente, desta vez em um depósito de recicláveis. 

Na semana passada, Wanderson e mais três comparsas -- dois já foram presos, são eles Gabriel Costa dos Santos, 18, o ‘degolado’, e Raimundo Gabriel Teixeira da Silva, 36, o ‘Gabriel cachoeira’-- teriam rendido uma família no Jardim Europa e sob ameaça sequestrado as vítima enquanto um dos integrantes conduzia o veículo da família, uma VW Amarok, até o Paraguai. 

Wanderson esteve junto com Raimundo Gabriel e as vítimas. Horas após o crime, eles abandonaram os sequestrados e foram transportados pelo quarto integrante, Adriano da Rocha, apontado pela investigação como o principal articulador dos crimes. 

Adriano [foto acima], que está foragido, seria responsável por apontar os locais dos roubos. O delegado Rodolfo Daltro, que conduz as investigações, explica que o criminoso garantia algum tipo de proximidade com as vítimas antes de elaborar os assaltos. 

Ainda na tarde daquela quarta-feira, a namorada de Wanderson, uma adolescente de 16 anos, teria ido até o Paraguai buscar a arma supostamente utilizada no assalto à família. Após a apreensão, a jovem foi ouvida e liberada.

OUTROS CRIMES

O primeiro roubo da quadrilha foi contra uma família residente na Rua Cafelândia, Jardim Água Boa. As vítimas foram amarradas para que os autores conseguissem fugir levando bens e um automóvel Hyundai HB20. 

O segundo foi contra uma família residente no Bairro Parque das Nações I, sendo levada uma camionete Ford F-1000. O terceiro foi em uma residência localizada no Residencial Estrela do Leste. 

O quarto roubo foi contra uma família residente no Bairro Jardim América, sendo que, além de outros bens, foi tomado o carro Hyundai HB20. 

O quinto assalto ocorreu em uma empresa de reciclagem no Centro, tendo os autores levado um Peugeot 208 e outros bens. 

Em todos os casos, após a execução do crime os bandidos abandonavam os carros roubados e Adriano os resgatava.

Questionado pela reportagem, Wanderson disse que iria se manifestar apenas em tribunal. A polícia continua realizando buscas na tentativa de localizar Adriano.