POLÍTICA

Reunião dos ministros de agricultura do Brics vai mostrar ao mundo a produção sustentável do país

21 AGO 2019 • POR Da Redação • 17h30
(Foto: Divulgação)

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou nesta terça-feira (20.8), na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), da primeira reunião de alinhamento para a realização da 9ª reunião de Ministros de Agricultura do Brics, grupo de países integrado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul. O encontro está programado para os dias 25 e 26 de setembro no município de Bonito, no EcoSesi – Observatório Socioambiental.

De acordo com o titular da Semagro, a escolha de Bonito como sede do encontro dos ministros de Agricultura do Brics veio da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, por entender que a cidade é a ideal para mostrar ao mundo a produção sustentável brasileira.

“Nesse sentido, o EcoSesi Bonito carrega toda essa lógica de sustentabilidade, é sede do programa de sustentabilidade da Fiems, tem energia sustentável e toda uma questão de reserva legal. O conceito do EcoSesi é exatamente o conceito que nós queremos mostrar do Brasil lá fora, que possuímos uma capacidade de produzir de maneira sustentável, integrada e harmônica entre todos os atores do setor produtivo”, afirmou Jaime Verruck.

“O EcoSesi Bonito é um observatório socioambiental e foi concebido para ser um centro de informação e documentação da indústria de Mato Grosso do Sul no que diz respeito às boas práticas de gestão ambiental. Ou seja, o ambiente propício para mostrar ao mundo as práticas sustentáveis adotadas pela indústria do nosso Estado e do Brasil”, afirmou o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla.

De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI/Mapa), embaixador Orlando Leite Ribeiro, o EcoSesi Bonito está alinhado com o tema da reunião deste ano, que é “Promoção da Inovação e Ações para o Desenvolvimento de Novas Soluções para Sistemas de Produção de Alimentos”.

Reunião do Brics

Formado pelos cinco países, Brics é atualmente presidido pelo Brasil, o que nos coloca como responsáveis por coordenar as atividades, apresentar iniciativas de cooperação e organizar os encontros anuais. Essa é a segunda vez que o encontro da cúpula será realizado no País, desde que os países começaram a se reunir, em 2009.

O grupo busca novas áreas de cooperação, sempre tendo presente a necessidade de obter benefícios palpáveis para as cinco nações. Para o Brasil, as áreas de saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital e cooperação no combate ao crime transnacional são apontadas como prioritárias.

Em Bonito, será discutida uma proposta com 27 parágrafos, tratando de diversos temas, como a inovação e o princípio científico – que é a oposição do princípio da precaução. A expectativa é que o encontro de setembro sirva para que se dedique um pouco mais de tempo às questões bilaterais, já que os países reunidos têm realidades muito heterogêneas.