ELEIÇÕES 2020

“Não seremos apêndice de outros partidos”, diz Tereza Cristina sobre eleições

15 FEV 2020 • POR Dourados News • 17h00
Ministra Tereza Cristina durante entrevista coletiva na Aced - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

A ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que o Democratas lançará candidatura própria nas principais cidades de Mato Grosso do Sul nas eleições de outubro próximo. Em Dourados para o encontro estadual da legenda na manhã deste sábado (15/2), ela também comentou sobre como a sigla se posicionará ao longo do ano. “Não seremos apêndice de nenhum partido”. 

À imprensa na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) a deputada federal licenciada também falou em ‘força’ para que a recomendação nacional de buscar o maior número de candidaturas possíveis, seja cumprida no Estado. 

“O DEM com certeza vai ter um caminho importante, temos vice [vice-governador Murilo Zauith], deputados estaduais e a união dessas lideranças vai fazer o partido forte. Vamos lançar [candidatura] onde há possibilidade, política não se faz sozinho. Onde for viável, vamos ter candidato”, comentou.

Sobre o pleito em Dourados, Tereza Cristina disse que há conversas, porém, não adiantou sobre alianças. 

Questionada sobre a possibilidade de nova dobradinha com o PSDB, assim como ocorreu nas eleições de 2018 para o governo, ela se esquivou. 

Atualmente o DEM tem o deputado estadual Barbosinha como pré-candidato à prefeitura na cidade e, apesar dos rumores no passado apontarem para a possibilidade de uma nova parceria com os tucanos, o também deputado estadual Marçal Filho, é um dos nomes fortes daquele lado para entrar na disputa. 

“Como o presidente Bolsonaro fala, primeiro o Brasil. Ou seja, Deus e depois o Democratas. Aí nós vamos ver as alianças”, comentou fazendo um parâmetro da expressão "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" usada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), com o Mato Grosso do Sul. “Hoje é o dia do partido conversar e se entender. Não só em relação ao deputado [Barbosinha], como também os outros prefeitos aqui candidatos à reeleição. É o Democratas mostrando sua força como antigamente. Isso mostra o tamanho que o partido possui hoje para termos um caminho próprio para sermos a primeira via, não terceira”, continuou.

Reuniões

Presidente do diretório municipal do DEM, Barbosinha relatou que o partido tem se reunido constantemente para iniciar a formação do time visando as eleições. Atualmente com quatro vereadores na Câmara de Dourados, a sigla tem a maior bancada da Casa. 

“Estamos conversando e a meta é eleger nesse ano o maior número possível de vereadores”, relatou. 

Já em relação a chegadas e prováveis saídas – como do vereador Alan Guedes e a provável de Cido Medeiros -, foi direto. “Espero que só chegue e ninguém saia”.