PEDRO JUAN

Novo túnel é encontrado em presídio paraguaio onde fugiram 76 no início do ano

Segundo o Ministério Público do Paraguai, abertura saía de uma cela e seguia em direção ao muro. Ninguém havia fugido.

14 AGO 2020 • POR G1MS • 11h45

Um novo túnel foi encontrado na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, que fica na fronteira com a cidade brasileira de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul), na última quinta-feira (13). No mesmo presídio, no início deste ano, fugiram 76 integrantes de facção criminosa, também por túnel.

Conforme o Ministério Público do Paraguai, a abertura sai de uma das celas da unidade penal e estava escavada em direção ao muro. Em um dos pontos do túnel foram encontrados sacos de cimentos. Ninguém havia fugido. O caso é investigado.

Túnel e fuga

Na fuga ocorrida em janeiro, a maior parte dos presos estava em um piso superior e um grupo no térreo, onde o túnel foi cavado. Para ter acesso ao piso inferior, os detentos devem passar por um portão, que deve permanecer trancado.

O que chamou a atenção dos promotores foi que esse portão estava trancado no momento em que Ministério Público foi visitar o local após a fuga.

As autoridades paraguaias investigaram se houve uma rede de corrupção que facilitou a fuga e 31 agentes e o diretor do presídio tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça daquele país, por suspeita de envolvimento no caso.