FESTA

Polícia acaba com festa ilegal em condomínio, prende duas pessoas e multa dono de casa em R$ 15 mil em MS

15 AGO 2020 • POR G1MS • 16h00
Instrumentos musicais utilizados na festa foram apreendidos em condomínio de Campo Grande (MS) — Foto: PMA/Divulgação

Dois homens foram presos em Campo Grande (MS), após policiais militares ambientais e civis flagrarem uma festa ilegal em uma residência em um condomínio da capital, na noite desta sexta-feira (14). Conforme os militares, um deles foi levado a delegacia por ser dono da casa e o outro por desacato.

De acordo com a ocorrência, os policiais foram acionados por vizinhos do local, dizendo que havia uma festa desobedecendo um Decreto Municipal que proíbe aglomerações em Campo Grande devido a pandemia de Covid-19. Inicialmente, a Polícia Militar Ambiental (PMA) foi até o local, medindo um um decibelímetro a pressão do som da festa, constatando a potência acima da permitida até mesmo para quando festas ainda estavam liberadas na capital sul-mato-grossense.

Equipes da PMA e da Polícia Civil interditaram a festa e efetuaram a prisão em flagrante do dono da residência, de 43 anos. Durante a ação, outras pessoas ofenderam os policiais e um dos músicos, de 31 anos, foi preso por desacato. No local, ainda foram apreendidos um violão, um acordeom e um cajon.

Os homens presos foram conduzidos a delegacia. O dono da casa foi autuado em flagrante por crime ambiental de poluição sonora, além de responder por descumprimento de medida sanitária preventiva, desobediência e perturbação de sossego. A pena para os crimes varia de um a quatro anos de prisão. Além disso, a PMA ainda realizou um auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 15 mil contra o homem por poluição sonora, punição que passará por julgamento em processo administrativo pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Já o músico foi autuado por desacato e liberado depois de assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Campo Grande segue com casos crescentes do novo coronavírus, registrando 464 apenas nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com toque de recolher entre 21h e 5h todos os dias e aglomerações proibidas, a capital de Mato Grosso do Sul já registrou 15.448 casos e 226 óbitos desde o início da pandemia.