REGIÃO

PMA de Aquidauana autua paulista em R$ 27 mil por corte de árvores em 5 hectares em Área de Proteção Ambiental (APA) e armazenamento irregular de agrotóxicos

13 OUT 2020 • POR PM-MS • 14h30
Foto: Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizavam patrulhamento terrestre hoje (13) na região da Área de Proteção Ambiental (APA) da Estrada Parque Piraputanga e constataram em uma fazenda no município, o corte com motosserra de todos os coqueiros da espécie “bacuri” em uma área de 5 hectares sem autorização do órgão ambiental. Também não houve análise e autorização do Conselho Gestor da APA, conforme determina as normas de criação da Unidade de Conservação.

Além disso, na fazenda que fica no Distrito de Piraputanga dentro da Área de Proteção, os Policiais verificaram o armazenamento inadequado de agrotóxicos. Foram encontrados vários galões de agrotóxicos espalhados no solo dentro de um galpão, com riscos de contaminação. Havia galões cheios, e com restos de do produto perigoso no local que era aberto com livre acesso de pessoas e animais, desrespeitando, inclusive, as bulas das próprias embalagens, bem como as normas técnicas e a legislação ambiental.

Pelas infrações, o pecuarista (50), residente em Laranjal Paulista (SP), foi autuado administrativamente e multado em R$ 27.000,00. Ele também poderá responder por crime ambiental de causar dano direto a Unidade de Conservação. A pena é de detenção de um a cinco anos de reclusão.

Agrotóxicos armazenados irregularmente.