CRIME AMBIENTAL

Campo-grandense é autuado em R$ 15 mil por desmatamento ilegal de vegetação protegida em sua fazenda em caracol

15 OUT 2020 • POR PM-MS • 16h00
Foto: Divulgação/PMA

Policiais Militares Ambientais de Bela Vista realizaram fiscalização em uma fazenda no município de Caracol, localizada a 30 km cidade hoje (15) e localizaram um desmatamento ilegal em área protegida de reserva legal na propriedade. A supressão ilegal de 3 hectares de vegetação nativa de cerrado realizada pela proprietária rural de 74 anos, residente em Campo Grande, foi levantada por imagem de satélites e já estava com plantio de pastagem.

Foi utilizado aparelho de GPS para aferição da área da reserva legal alterada, inclusive, declarada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) como protegida. A área fora desmatada há algum tempo e foi verificado que apenas parte da madeira proveniente da vegetação retirada ainda se encontrava no local e o restante havia sido explorada. As atividades foram interditadas.

A infratora foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 15.050,00. Ela também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção, pena agravada devido a infração ter ocorrido em área protegida por lei. A autuada também foi notificada a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.