PONTA PORÃ

Polícia Militar encaminhou à Receita Federal produtos de origem estrangeira apreendidos

12 JAN 2021 • POR PM-MS • 13h30
Foto: Divulgação/PMMS

Na manhã desta terça-feira (12/01), Policiais Militares do Distrito de Nova Itamarati/4ºBPM realizaram a apresentação dos produtos de origem estrangeira apreendidos no decorrer dos últimos dias. 

Todas as mercadorias apreendidas foram enquadradas nos crimes de contrabando ou descaminho, previstos no Artigo 334 do Código Penal e, embora eles estejam no mesmo artigo, são crimes distintos e quase sempre confundidos. Contrabando é a entrada ou saída de produto proibido ou que atente contra a saúde ou a moralidade. Já o descaminho trata-se da entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem passar pelos trâmites burocráticos-tributários devidos.

Com a combinação de altos lucros e penalidades relativamente baixas em comparação a outros crimes, o contrabando ou descaminho tem se tornado um meio atraente de fazer dinheiro. Tanto para pessoas comuns, como também para organizações criminosas. E isso tem elevado consideravelmente a prática desse tipo de crime e, consequentemente, o volume de apreensões pelos órgãos de segurança.

Devido a esse fato, a Polícia Militar, através de um convênio firmado com a Receita Federal em Ponta Porã ajustou os trâmites de entrega das mercadorias apreendidas o que é feito de forma prévia e organizada mediante agendamento.