REGIÃO

PMA autua infrator devido à falta de atividade de conservação do solo causando processos erosivos

26 FEV 2021 • POR PM-MS • 16h00

Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizava fiscalização nas propriedades rurais do município e autuou um proprietário rural ontem (25). Na propriedade do autuado vários processos de ravinas e outros processos erosivos foram detectados devido à falta de conservação do solo no imóvel rural.

Os processos erosivos, nenhum de grande porte ainda, poderão progredir porque o proprietário não está tomando medidas para mitigação do problema, como o terraceamento, por exemplo. Havia ainda uma área alagada naturalmente que não possuía as matas ciliares, porém, tratava-se de área consolidada, mas que o fazendeiro foi orientado a protegê-la. No local foi verificado ainda que parte da gramínea de pastagem foi removida e gradeada com máquina, deixando o solo nu e, consequentemente, a área mais suscetível às erosões.

 

O proprietário rural (57), residente em Santo Anastácio (SP), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 12.444,00, pelos danos ambientais encontrados na propriedade. Ele também foi notificado a apresentar um Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.

Solo gradeado, sem atividades de proteção.