REGIÃO

PMA de Naviraí autua arrendatário por incêndio ilegal em área de pastagem para plantio de soja

7 MAI 2021 • POR PM-MS • 15h30
Foto: Divulgação/PMA-MS

O Comando da Polícia Militar Ambiental determinou que todas as frentes de trabalho de fiscalização ambiental executadas pelas 27 Subunidades no Estado realizem trabalhos preventivos informativos por meio de panfletagem e de Educação Ambiental em prevenção aos incêndios, na operação Prolepse nas propriedades rurais.

Ontem (6) Policiais Militares Ambientais de Naviraí, que estão trabalhando na Operação do Ministério da Justiça Hórus, em prevenção e repressão aos crimes ambientais fronteiriços perceberam um incêndio ocorrendo em área de pastagem em uma propriedade no Município.

A equipe foi ao local e o arrendatário da fazenda informou que o funcionário havia colocado fogo em uma moita de capim à margem da cerca, havendo perda do controle, passando para a área de pastagem. Porém, ele informou que a o uso da área seria modificado para lavoura e seria gradeada com tratores para o plantio de soja. A equipe mediu a área incendiada que perfez 11,85 hectares.

Os Policiais autuaram administrativamente o arrendatário da fazenda (34), residente em Itaporã, e aplicaram multa de R$ 11.850,00. Todos na fazenda foram orientados exatamente sobre a possibilidade deste tipo de perda de controle, bem como sobre os problemas gerados pelos incêndios e receberam folhetos com informações.