Estado terá Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde

Estado terá Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde

13 FEV 2012 • POR Assessoria • 10h53
O Governo do Estado, por meio da secretaria de Saúde, vai instalar no Estado o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde). O Centro tem por objetivo definir estratégias que possam subsidiar a tomada de decisões, visando prevenir e minimizar situações que gerem risco à vida da população.

Entre as atribuições do CIEVS estão: receber, analisar, monitorar, sistematizar, pesquisar e responder às informações interinstitucionais para definir estratégias na tomada de decisões, receber notificações em saúde pública 24 horas por dia, notificar à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde ou às Secretarias Municipais Saúde, todas as emergências e verificar, em até 24 horas, a veracidade e relevância das notificações recebidas, pelos diversos meios de monitoração.

A equipe técnica contará com plantonistas e um técnico administrativo. Um dos plantonistas ficará responsável pela coordenação. O CIEVS terá um plantonista 24 horas por dia durante o expediente, incluindo feriado e finais de semana, onde estarão em regime de sobreaviso. Serão designados como plantonistas apenas os técnicos da equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde.