Marçal homenageia domésticas em duscurso na Câmara

Marçal homenageia domésticas em duscurso na Câmara

30 ABR 2012 • POR • 14h50
Divulgação


O deputado federal Marçal Filho (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara Federal na semana passada e lembrou o Dia Mundial do Trabalhador Doméstico, em homenagem a essa categoria profissional que é indispensável em todos os setores da sociedade brasileira. “A maioria dos problemas cotidianos dos lares onde trabalham é resolvida justamente pela empregada doméstica, permitindo que seus patrões tenham tranquilidade para desenvolver suas atividades profissionais, ademais, é a doméstica que garante toda harmonia da residência e hoje seria impossível para qualquer família moderna sobreviver sem essa profissional”, enfatizou Marçal Filho.

Marçal Filho também falou sobre a importância da categoria para o dia-a-dia de boa parte dos lares brasileiros. “Ter esse tipo de mão-de-obra hoje, diferente de anos atrás, não é um luxo, mas sim uma necessidade” argumentou o deputado.

O parlamentar que é presidente da Comissão Especial por Direitos Trabalhistas Igualitários aos Empregados Domésticos na Câmara dos Deputados, lembrou que esta que é umas das profissões mais antigas conhecidas, ainda não teve a valorização merecida “A empregada doméstica é o único profissional que não tem todos os direitos trabalhistas assegurados por Lei”, enfatizou.

Marçal lembra que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) editou, em junho do ano passado, durante a 100ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, uma Convenção que conferiu aos domésticos os mesmos direitos que usufruem os profissionais de outros segmentos, sobretudo estabelecendo parâmetros para a segurança social e para a concessão de direitos trabalhistas básicos desses trabalhadores. “Falta agora ao governo brasileiro aceitar que a profissão de emprega doméstica tem que ser valorizada como qualquer outro tipo de trabalho digno e honesto, além do que, no nosso país essas profissionais são responsáveis muitas vezes, pelo sutento de si, de seus filhos e de sua família”, concluiu Marçal.