Famasul lanca projeto de indicadores e publicacao sobre a evolucao do agronegoci

5 JUN 2012 • POR • 16h29
Divulgação (TP)

Preços de insumos, taxas de câmbio, impostos, valor de mão de obra e contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) de cada setor do agronegócio. Esses são alguns dos dados que compõem o sistema Matriz Insumo Produto (MIP) que será lançado pela Federação de Agricultura e Pecuaria de MS (Famasul) no dia 29 de junho. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o governo do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


“Essa metodologia vai possibilitar a avaliação de dados estratégicos de cada setor no desenvolvimento do Estado, possibilitando analisar os impactos de investimento de forma isolada, em cada cadeia, e de forma interligada na relação entre produção, indústria, comércio e exportação. Tudo isso vai auxiliar, principalmente, na construção de políticas públicas e de tomada de decisão do setor privado”, explica a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.


Infoagro - A Famasul analisa, mensalmente, um conjunto de indicadores de setores como pecuária bovina, suína e de frango, milho, soja, leite, arroz, trigo, algodão e cana de açúcar. Com dados registrados desde 1977, a instituição estudou a evolução das culturas e vai lançar, também no dia 29 de junho, o Infoagro, que vai agregar os estudos comparativos até 2011 de cada safra e ciclo produtivo. A publicação é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e conta também com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O Infoagro terá distribuição gratuita e é voltado para produtores, economistas, acadêmicos e profissionais ligados ao setor.


O lançamento da MIP e Infoagro acontecem na cerimônia que irá divulgar os vencedores do Prêmio Famasul de Jornalismo, uma iniciativa que visa prestigiar as melhores reportagens veiculadas que retratam o agronegócio de MS. O evento acontece dia 29 de junho, no auditório da Famasul, localizado na Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira, em Campo Grande (MS).