André afirma que crise no Paraguai não afetará vacinação contra aftosa

26 JUN 2012 • POR Correio do Estado • 08h52
Foto: GERSON WALBER / CORREIO DO ESTADO Governador afirma que está à disposição nas questões técnicas para evitar a entrada da doença em MS
O governador André Puccinelli disse que a crise política no Paraguai não deve afetar a vacinação contra aftosa no rebanho de Mato Grosso do Sul. “Estamos à disposição na questão técnica, para evitar a entrada de doenças que interfiram na sanidade animal", afirma.

O pais vizinho foi retirado do Mercosul ontem (24) depois do impeachment do presidente Fernando Lugo. Com a decisão, Lugo foi imediatamente sucedido pelo até então vice-presidente, o liberal Federico Franco, que ocupará o cargo até as eleições gerais previstas para abril de 2013. A Unasul (União de Nações Sul-Americanas) caracterizou a medida de golpe de Estado.

Aftosa

Em janeiro, Paraguai confirmou um caso de surto de aftosa na fazenda San Pedro. Os rumores da doença começaram em 30 de dezembro de 2011, mesmo dia em que o governo havia publicado um decreto de emergência declarado pelo surto de febre aftosa em setembro na mesma fazenda.