Brasil cai no tie-break para os EUA na abertura da fase final do Grand Prix

27 JUN 2012 • POR • 14h10
Globo esporte


Estreando na fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada pelos EUA por 3 sets a 2 (19/25, 20/25, 25/20, 25/13 e 13/15), na manhã desta quarta-feira, em Ningbo, na China. Após início apático, com quedas nas duas parciais iniciais, a equipe brasileira igualou o jogo, mas caiu para as invictas americanas depois de um disputado tie-break.

Com o resultado, os Estados Unidos largaram na reta final pelo título com dois pontos, um a mais que o quadro nacional, que pontuou em função dos dois sets obtidos (pelo regulamento, vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale três pontos, enquanto 3 a 2 determina dois para o vencedor e um para o perdedor).

O Brasil terminou em quinto lugar a fase classificatória com oito vitórias e apenas uma derrota, justamente para as americanas (primeiras colocadas), por 3 a 1, de virada, em São Bernardo do Campo.
Os primeiros movimentos do confronto desta manhã até que foram animadores para a Seleção, que chegou a abrir 4 a 2. Porém, rapidamente a equipe comandada por José Roberto Guimarães foi cedendo ao volume das adversárias, que viraram para 12 a 7. Contando apenas com alguns bons momentos de Sheilla, o Brasil não resistiu no primeiro set e foi superado por 25 a 19.
A segunda parcial vinha com panorama semelhante à anterior até as meninas brasileiras pontuarem após um intenso rally e reduzir a desvantagem para 6 a 9. A equipe cresceu, entrou no jogo e, depois de um ponto de Jaqueline, passou à frente em 13 a 12. Após a entrada de Courtney Thompson no saque, entretanto, os EUA pontuaram em sequência, passaram a comandar novamente o marcador e fecharam com tranquilidade o set em 25 a 20, depois de um erro de Mari, que tentou largar e encontrou a rede no caminho.
Sem alternativas, o Brasil partiu com tudo para a terceira parcial. Com muita disposição e vibração, a equipe nacional se agigantou e comandou o marcador, tendo em Fabiana um excelente nome no bloqueio. Sem dar chance às rivais, as brasileiras finalizaram em 25 a 20, quando Mari venceu a defesa americana e se recuperou do erro no set anterior.
Mantendo a postura, o quadro brasuca largou forte no quarto set, cravando 5 a 1. O bloqueio ganhou em eficiência e fez com que a Seleção mantivesse as rédeas, abrindo 18 a 11. Parecendo sentir a pressão da desvantagem, o time do Tio Sam nada conseguiu fazer contra os bloques de Fabiana e os ataques de Jaqueline e Sheilla, que escancaram o caminho para a vitória do Brasil no set por 25 a 13, o que levou o embate para o tie-break.

A parcial decisiva teve início com o Brasil na frente, após largada equivocada da equipe americana. A sequência, porém, foi marcada pelo equilíbrio, mas com as brasileiras sempre na dianteira até a virada americana para 11 a 9. Restabelecendo a segurança, o quadro dos EUA recuperou também o controle da partida e matou o set em 15 a 13, selando o jogo em Ningbo.
A segunda rodada da fase final do Grand Prix será realizada nesta quinta-feira, com o Brasil duelando com as donas da casa, às 8h30m de Brasília (novamente com transmissão do Sportv). Já as americanas encaram as tailandesas

Confira os duelos da primeira rodada:
Brasil 2 x 3 EUA (19/25, 20/25, 25/20, 25/13 e 13/15)
Tailândia 1 x 3 Turquia (22/25, 21/25, 25/20 e 24/26)
China x Cuba