Descaso em Amambai - Bombeiros atendem com viatura improvisada

6 SET 2011 • POR • 08h15
Corpo de Bombeiros chegando com vítima de acidente no Hospital Regional em Amambai. Sem viaturas adequadas, vítimas são transportadas na cabine de caminhão que deveria ser usado para transporte de militares e equipamentos. (Foto: Robson Fritzen)
Bombeiros atendem com viatura improvisada em Amambai

Agazetanews

Com a UR (Unidade de Resgate) baixada há dias e a velha UTIM (Unidade de Atendimento Intensivo Móvel) que veio emprestada de Mundo Novo sucateada, sem partida e sem freio estacionário além de outros problemas mecânicos, os militares que prestam serviço no 2º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros em Amambai, tem que improvisar viatura para atender a população.

Só nesse domingo (4), foram pelo menos três acidentes de trânsito com vítimas e para realizar o socorro aos feridos os militares do 2º Sub-Grupamento, que também é o responsável por atender pelo menos outros cinco municípios da região, Tacuru, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Sete Quedas, tiveram que usar um ABS (Alto Busca e Salvamento).

As vítimas estão sendo transportadas na cabine do sucateado caminhão que regularmente deveria ser utilizado somente para transportar tropas e materiais como desencarcerador e moto-serras, entre outros usados para ações de busca e salvamento.

Amambai receberia UR

Apesar do volume de ocorrências atendidas mensalmente e a ampla área territorial a ser coberta, desde o ano passado o Grupamento Bombeiros de Amambai tem sido vítima do descaso do Governo do Estado e vem sofrendo com a falta de efetivo, de equipamentos de trabalho e principalmente com o mal estado de conservação das viaturas.

No primeiro semestre deste ano estava previsto o envio de uma Unidade de Resgate em boas condições para atender a população de Amambai e região, mas o veículo acabou sendo desviado para outro município de Mato Grosso do Sul.

Ao ser indagado pelo comandante da subunidade do Corpo de Bombeiros de Amambai sobre o porquê do não envio da UR para o município, o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul teria usado de “ironia”, dizendo que “Amambai estava fraco de deputados”, por isso a Unidade de Resgate que estava destinada para o município havia sido desviada para outra cidade do Estado.

Apesar dos visíveis problemas enfrentados pelo Corpo de Bombeiros, temendo represarias, no quartel ninguém comenta o assunto.