Barriga de fora é tendência: descubra como entrar em forma

31 JUL 2012 • POR • 15h50
ela.oglobo


Meninas, se preparem. Uma das tendências mais fortes da temporada de verão 2013 é o top curto. Colcci, Maria Bonita Extra, Osklen, TNG, Neon, Reinaldo Lourenço e Iódice colocaram modelos reveladores em suas coleções. Ou seja: será quase impossível sair ilesa deste furacão chamado cropped, que Suelen, a periguete da novela "Avenida Brasil", já adotou de forma errada em seu guarda-roupa. No entanto, esta não é uma tendência muito democrática.

- Não é para todo mundo - confirma a estilista Priscila Barcelos, diretora criativa da Eva, marca feminina do Grupo Reserva. - Acho legal usar cropped com cintura alta e esta silhueta é para magrinhas - acrescentou a designer.

Porém, quem está um pouco (ou completamente) fora de forma não precisa se desesperar. O diretor técnico da rede de academias Proforma, André Leta, diz que a tendência é possível para todas. Basta suar, literalmente, a camisa antes do verão chegar.

- O tempo para atingir a boa forma é muito relativo. Mas, se a pessoa se dedicar, ela pode perder até 1% de gordura corporal por semana - conta Leta, que entrega que a meta pode ser atingida com combinações de exercícios aeróbicos, como corrida e bicicleta, com outras atividades mais divertidas, como aulas de box esportivo e MMA fitness, em ambos os casos sem contato físico.

- Para "secar" o abdômen, essas atividades devem acumular no mínimo entre 150 e 220 minutos semanais, realizados de três a cinco vezes por semana, com intensidade entre 70% e 90% da frequência cardíaca máxima - alerta o professor.

Segundo Leta, para conseguir o tão desejado tanquinho é necessário combinar um baixo percentual de gordura com uma musculatura abdominal bem trabalhada. Resumindo: não vai ter como fugir das clássicas séries de abdominais - três ou quatro com até 12 repetições são suficientes -, e dos exercícios livres, usando apenas o peso do corpo no solo, com as bolas fitball e bosu.

- O ideal é realizar no mínimo dois exercícios diferentes - recomenda Leta.

A tecnologia a seu favor

As máquinas usadas pela dermatologista Karla Assed, que atende Angélica, Deborah Secco e Mariana Ximenes, são outras aliadas à tendência. O Ultrashape, aparelho que destrói as células de gordura, reduz entre meio e quatro centímetros por sessão. Para combater a flacidez, outro mal que pode lhe separar das peças cropped, o mais indicado é recorrer ao Accent ou ao Reaction.

- O resultado, de fato, é imediato. No máximo, em três sessões o problema está resolvido – comenta a dermatologista, que avisa que os cremes, tão divulgados, não resolvem completamente a questão. – Não é a solução. Mas os produtos que levam cafeína na composição ajudam.

Leta e Assed frisam que uma dieta, prescrita por um nutricionista, é fundamental para o sucesso total do projeto verão.