Anestesia em crianças pequenas pode causar problemas de aprendizado

30 AGO 2012 • POR Fonte: r7 • 00h00
As crianças menores de três anos que são anestesiadas para passar por uma cirurgia têm mais chances de desenvolver problemas de aprendizado no futuro, constatou um estudo citado nesta quarta-feira (29) pela imprensa australiana.

No entanto, a equipe de pesquisadores australianos e americanos advertiu que não tem evidências suficientes para aconselhar os pais a cancelarem ou adiarem uma operação caso isso seja possível.

A pesquisa, realizada pela Universidade da Austrália Ocidental com 2.868 crianças nascidas entre 1989 e 1991, foi publicada nesta semana na revista científica "Pediatrics".

A professora Britta Regli-von Ungern-Sternberg, uma das autoras do estudo, indicou que ficou comprovado que as crianças que foram anestesiadas e operadas com menos de três anos de idade tinham o dobro de chances de ter problemas de linguagem e o triplo de dificuldade para dominar o raciocínio abstrato aos dez anos.

— Mas o estudo não nos permite determinar se a causa destes atrasos cognitivos se deve à anestesia, à operação ou ao problema médico que requeria a intervenção.