Índios reclamam de falta de semente para plantar em Amambai

16 SET 2011 • POR • 14h00
Índios reclamam de falta de semente para plantar em Amambai

Agazetanews

Já com a terra gradeada e pronta para plantar, indígenas guarani-kaiowá da Aldeia Amambai em Amambai, estão preocupados com a falta de semente.

Segundo Adair Rara, um dos produtores indígenas prejudicados, normalmente a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) fornece sementes de arroz, milho e feijão, mas este ano até agora as sementes não chegaram e o temor dos produtores indígenas é perder o prazo para o plantio.

“Estamos com a terra pronta, mas até agora a FUNAI não forneceu a semente. Nossa preocupação é em perder todo o trabalho de preparo do solo já realizado e também o prazo para o plantio”, ressalta Adair Rara, que essa semana reuniu um grupo de produtores que estão na mesma situação para reclamar da falta de atenção por parte do órgão federal.

Desde que foi tirada a autonomia da então Delegacia Regional da FUNAI em Amambai e criada uma coordenação regional, primeiro em Dourados, depois em Ponta Porã, a população indígena da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul vem sofrendo com o atendimento precário do órgão federal.

Em Amambai, por exemplo, o núcleo da FUNAI enfrenta sérias dificuldades estruturais, com falta de pessoal e equipamentos para garantir assistência aos quase 10 mil indígenas guarani-kaiowá do município.