Vereadores elogiam trabalho desenvolvido na Escola Municipal Jardim Ivone

Vereadores elogiam trabalho desenvolvido na Escola Municipal Jardim Ivone

3 DEZ 2012 • POR • 17h10
Divulgação (TP)

Alunos, professores, pais e mães, que formam a comunidade da Escola Municipal Jardim Ivone, desenvolvem neste fim de ano, uma atividade bastante proveitosa: a colheita de verduras, frutas e legumes, produzidos na horta formada num terreno ao lado da escola.

São mais de 15 tipos de hortaliças, cultivadas durante todo o ano letivo e aproveitadas na merenda escolar e também distribuídas para os moradores da região.

Nesta época do ano é realizada a colheita final. A atividade foi acompanhada pela secretária municipal de educação, Professora Joelma Moura; pelo presidente da Câmara Municipal, Dario Honório e a vereadora Professora Leny.

Os parlamentares elogiaram o trabalho desenvolvido pela equipe da Escola Jardim Ivone. A horta é cuidada pelos alunos sob a orientação do Professor Eronides Vital de Barros.


A vereadora Professora Leny, reeleita para mais um mandato, gostou tanto do trabalho que se prontificou em auxiliar no repasse de mais recursos para que a horta possa aumentar a produção a partir do ano que vem.

Em 2013 ela deverá apresentar uma emenda na Câmara Municipal propondo o repasse de recursos do Orçamento do Município para a melhoria da horta.

O gesto da vereadora foi elogiado por toda a comunidade escolar e serviu de incentivo para que os professores e alunos possam desenvolver mais atividades pedagógicas tendo a horta como um importante recurso.

A coordenadora pedagógica Antonia Ferreira dos Santos informou que a horta só trouxe benefícios para a escola: “além da alimentação natural, foi difícil desenvolver um trabalho de aprendizagem durante o cultivo das hortaliças.

Mexendo com as plantas, foi possível aos alunos aprenderem nas mais diversas disciplinas. Os alunos do 1° ano, atendidos pelo Programa Mais Educação (escola em período integral) melhoraram bastante na alfabetização por conta das aulas de língua portuguesa desenvolvidas a partir dos nomes das hortaliças cultivadas na horta”, explicou.


Além disso, foi possível melhorar o nível de conhecimento dos alunos e dos professores pois em cada canteiro havia uma serie de informações sobre as propriedades medicinais e nutricionais do vegetal cultiva naquele espaço.

“Através da horta conseguimos reverter uma situação muito complicada que é o hábito alimentar dos nossos alunos. Eles aprenderam a comer melhor, a partir do momento em que recebiam informações sobre a importância de cada alimento produzido na horta. Quem não gostava ou não tinha o hábito de comer verduras e, principalmente legumes, passou a gostar deste tipo de alimento”, atesta a diretora da escola, Rosangela Adiaci.


Além da produção de verduras, frutas e legumes de excelente qualidade, a horta possui um sistema de irrigação que chama a atenção: utilizando materiais descartáveis, como garrafas pet de refrigerantes, foi possível garantir a irrigação adequada para as plantas. “a utilização dos materiais descartáveis foi uma forma de mostrar para os nossos alunos que é possível criar uma horta no fundo do quintal de suas casas, gastando pouco dinheiro”, informou a diretora.