Escola Ramiro Noronha faz homenagem à Academia Pontaporanense de Letras

22 SET 2011 • POR • 14h10
Membros da Academia Pontaporanense de Letras e equipe da Escola Ramiro Noronha
Escola Ramiro Noronha faz homenagem à Academia Pontaporanense de Letras

Divulgação (TP)

Alguns membros da Academia Pontaporanense de Letras foram convidados para assistir a apresentação de um trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Ramiro Noronha. O trabalho consiste na produção escrita de interpretações das obras dos acadêmicos.

A diretora da Escola, Ana Cristina Espínola Candia, Anny, definiu com as seguintes palavras o encontro da comunidade com os componentes da APL: “mais do que lançar um trabalho, estamos vivendo um momento especial, recebendo e homenageando os membros da Academia Pontaporanense de Letras, pessoas preciosas em Ponta Porã”.

A Professora Edna Ferreira disse que os textos dos acadêmicos ajudam a ensinar as crianças. Ela trabalhou com a turma do 5° ano, um texto da escritora Elza Verão. Sua colega Maisa declamou o poema “nova geração”, de autoria da presidente da APL. Elza procurou estimular alunos e professores na produção de textos, fortalecendo a literatura local, um dos papeis da Academia.

A turma do 4° ano expôs uma interpretação da poesia de Terezinha Pereira. Emocionada, a escritora disse que se sentiu uma criança voltando no tempo em que curtiu a infância na Serra do Araripe, em Crato, Ceará.

Os alunos do 3° ano, orientados pela Professora Simone, trabalharam uma poesia da escritora Ennê Russul Vieira. A escritora, em sua fala, utilizou toda a experiência no Magistério para interagir com as crianças e lembrou da Ponta Porã de outrora, quando as pessoas colhiam guavira.

A obra de Felipe Ayala foi declamada pela diretora, Anny, fazendo uma bela homenagem à beleza e altivez da juventude fronteiriça. Felipe é um dos membros mais conhecidos na cidade e bastante querido por todos devido à sua conduta profissional e sensibilidade na escrita.

Já o acadêmico Nivalcir de Almeida contextualizou uma obra que produziu em homenagem às filhas Leticia e Luiza e às esposas Kátina (in memorian) e Andréa.

O resultado do trabalho desenvolvido em torno das obras dos membros da Academia Pontaporanense de Letras será levado para o III Festival Cultural da Educação, envolvendo as escolas da rede Municipal de Ensino. “Estamos preparando um livro gigante no qual os alunos vão expor os trabalhos referentes à interpretação dos textos dos acadêmicos”, informou a coordenadora Edineia.

O festival, segundo a Professora Elizabeth Brito, representante da secretária de educação, Professora Leny, no evento promovido pela Escola Ramiro Noronha, será realizado no dia 30 de setembro no Centro Internacional de Convenções.