Pesquisa revela que inadimplentes desconhecem juros do cartão

22 DEZ 2012 • POR Fonte: Folhapress • 00h00
Cerca de 85% dos consumidores inadimplentes não sabem qual é a taxa de juros de seu cartão de crédito, mostra estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgado hoje. O número de inadimplentes que possui dívidas no cartão é de 38%. Desses, 82% afirmam estar com as contas há mais de 90 dias atrasadas. O problema, segundo o SPC, são justamente as altas taxas de juros pagas por causa dos atrasos.

Dos inadimplentes, 24% optam pelo "crédito rotativo", quando o endividado paga apenas a fatura mínima, geralmente de 20%. O restante, acrescido de juros, é cobrado na fatura seguinte. Dos adimplentes, 93% conseguem pagar 100% das faturas na data do vencimento.

O SPC orienta que o inadimplente pesquise as opções de taxas. Segundo o instituto, muitas vezes é preferível que o consumidor adquira um empréstimo bancário com o intuito de quitar sua dívida no cartão.

Ana Paula Bastos, economista da SPC, afirma que o cartão de crédito é um facilitador para o consumo, porque permite que se compre mesmo quando o comprador não dispõe do dinheiro. Mas, muitas vezes, as pessoas acabam gastando mais do que possuem, o que explica os altos níveis de endividamento.