PRF apreende contrabando de cigarro em Caarapó

PRF apreende contrabando de cigarro em Caarapó

10 JAN 2013 • POR • 15h40
Caaraponews



A Polícia Rodoviária Federal apreendeu duas carretas lotadas com carregamentos de cigarros da marca Euro, contrabandeados do Paraguai.

O flagrante ocorreu por volta das 0h desta terça, no quilômetro 301 da BR-163, no Posto da PRF localizado no município de Caarapó. Segundo a PRF, os policiais estavam fiscalizando outros veículos quando os condutores furaram a barreira, abandonaram as carretas e fugiram através de uma mata.

Os cigarros estavam camufladas sob cargas de ração animal num bitren do estado do Paraná com cavalo mecânico de placa de Campo Grande. O outro cavalo mecânico é um Volvo de modelo FH 12 com placa de Cascavel, também acoplado a duas carretas do Paraná.

Segundo a PRF, cada carreta tem cerca de 100 mil pacotes de cigarros distribuídos em aproximadamente em mil caixas. Total de 200 mil pacotes apreendidos.

Veículos e contrabando foram encaminhados à sede da PRF em Dourados

Estímulo

De acordo com a Receita Federal do Brasil, o contrabando de cigarro do Paraguai é estimulado pela pequena carga tributária do Paraguai em relação aos outros países do Mercosul e acaba atraindo criminosos interessados em investir na produção de cigarros naquele país. Segundo a Receita, o Chile e o Uruguai têm taxa de tributos sobre o tabaco de aproximadamente 75% e o Brasil taxa em aproximadamente 60%, índice que deve subir a partir da aprovação de algumas leis que estão tramitando na Câmara Federal. Já o Paraguai, tem carga tributária de apenas 18% sobre o fumo.