Polícia Ambiental apreende medicamentos vencidos em terreno baldio

11 JAN 2013 • POR CGNews • 07h30
A PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu na noite de ontem (10) em um terreno baldio, no bairro Santo Antônio, em Campo Grande, duas sacolas com medicamentos com prazos de validade vencidos que estavam nos fundos de um mercado atacadista. Além dos remédios, havia receitas e uma lista detalhada da medicação.

O material foi entregue na Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) onde será analisado.

Conforme determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os medicamentos vencidos devem ser incinerados.

Depositar esses resíduos em terrenos ou ainda jogá-los na rede de esgoto pode ocasionar contaminação de solo, lençol freático, rios e até mesmo atingir fauna e flora local.

Por determinação da Anvisa, as clínicas, hospitais e farmácias devem ter um plano de gerenciamento para o correto descarte de medicamentos vencidos, minimizando a possibilidade desses produtos causarem danos à saúde da população ou prejudicarem o meio ambiente.