Vasco em alta deixa CBF e Conmebol sem resposta na Libertadores

24 SET 2011 • POR • 09h50
Vasco em alta deixa CBF e Conmebol sem resposta na Libertadores

Folha.com

A CBF não sabe ainda o que acontecerá se o Vasco ficar entre os três primeiros do Brasileiro e vencer a Copa Sul-Americana. O time carioca, líder do Nacional, já tem vaga assegurada na Libertadores do ano que vem como campeão da Copa do Brasil, mas pode conquistar simbolicamente vagas para o torneio por outras duas competições (Brasileiro e Sul-Americana).


Pelo regulamento do Brasileiro, o campeão da Copa do Brasil não conta na classificação para efeito de classificação para a Libertadores. Assim, se ele ficar entre os primeiros colocados, um outro clube da competição herdará sua vaga --pode ser o quarto ou ou quinto do Brasileiro, dependendo do resultado da Copa Sul-Americana.

Desde o ano passado, a Sul-Americana passou a dar vaga na Libertadores para seu campeão. Se um time brasileiro a conquistar, o G4 do Brasileiro é rompido, com o quarto colocado perdendo a vaga para o campeão da disputa continental. Em 2010, o Goiás tomaria a vaga do Grêmio se vencesse a final da Sul-Americana contra o Independiente, por exemplo.

Porém, o regulamento do Brasileiro não deixa claro o que acontecerá se o Vasco vencer a Sul-Americana. Poderia ser aberta mais uma vaga para time brasileiro na Libertadores ou o vice-campeão da Sul-Americana herdaria esta vaga.