Parceria resulta em projeto educacional em escola de Sanga Puitã

27 SET 2011 • POR • 12h30
Várias atividades são desenvolvidas na Sala de Tecnologia, onde os alunos fazem pesquisas
Alunos estão aprendendo medidas de saúde preventiva utilizando novas tecnologias para obter informações

Divulgação (TP)




Uma parceria envolvendo vários órgãos ligados à Saúde e Educação está beneficiando cerca de 180 alunos da Escola Estadual Pedro Afonso, no distrito de Sanga Puitã. O projeto “Saúde para melhor qualidade de vida” reúne profissionais de várias áreas, visando repassar aos estudantes as informações básicas para prevenção de doenças.

O Professor Gessé Afonso Ramos, do NTE - Núcleo de Tecnologia da Educação da Rede Estadual de Ensino, informou que o objetivo do trabalho é conscientizar os alunos para o direito à saúde com busca permanente da
compreensão de seus determinantes, utilização de
medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde através das informações que ele mesmo ira buscar através das informações que foram coletadas para serem socializadas com toda a sua comunidade local e também socializada na rede mundial de computadores por meios de blogs postagem no portal do Professor.

Desta forma, o projeto alia a utilização das tecnologias disponibilizadas para o ensino e o contato direto dos profissionais da educação e saúde com os alunos no repasse das informações.

O Projeto envolve alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental bem como do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, pois o presente projeto abrange vários assuntos a serem levantados e debatidos como: depressão, ansiedade, fobia, anorexia, bulimia Doenças Cardiovascular, sedentarismo.
Os professores regentes da escola envolvida no Projeto distribuem um tema diferenciado para cada ano de acordo com a facilidade do mesmo para absorver os respectivos assuntos apresentados.

Com os temas distribuídos, cada grupo desenvolve seu projeto sintetizando em cartazes e vídeos, suas descobertas para exposição à comunidade escolar, após terem feito leituras de textos e assistido vídeos. O professor irá promover uma discussão do assunto na qual os alunos terão de anotar suas duvidas a respeito de seu tema. De posse de suas anotações, a turma irá a campo, abordando o tema de como é o trabalho do professor de Educação Física nas academias Fitness e com os profissionais de saúde em sua respectiva secretaria,com registro de fotos e Filmagens a fim de sanar suas eventuais duvidas.

Os alunos contam com o apoio do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE) na edição de slides, vídeos e no software de edição de texto produzido bem como na sua disponibilização de sua sala de estudo e pesquisa para a execução do projeto.

O cronograma do projeto tem uma duração de seis semanas desde a elaboração ate a conclusão do Projeto, sendo que na primeira semana será apresentado aos alunos o Projeto e o seu tema a ser discutido, na segunda semana os alunos assistirá um vídeo e fazer uma leitura referente ao tema da turma, na Terceira semana o professor abrira uma discussão sobre o tema que na qual os alunos deveram anotar suas duvidas, já na quarta semana os alunos estará pesquisando em campo como é trabalhado o seu determinado temas na academias e como a secretaria de saúde trata desses assuntos.


Na segunda-feira, dia 26 de setembro, estava programado que uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde efetuaria uma visita à escola para proferir palestras para os alunos. A previsão é de que as atividades sejam encerradas no dia 7 de outubro.