Festival homenageia centenário de Ponta Porã

3 OUT 2011 • POR • 16h55
O evento foi realizado no Centro de Convenções de Ponta Porã Fotos de Thiago Salvador
Festival homenageia centenário de Ponta Porã

Divulgação (TP)

Música, dança, teatro. Estes foram os recursos utilizados pelas escolas municipais para contar os 100 anos da História de Ponta Porã. O espetáculo realizado na noite de sexta-feira no Centro Internacional de Convenções, foi idealizado pela secretaria Municipal de Educação.

O III Festival Cultural da Educação, como tema “Princesinha dos Ervais”, atraiu cerca de 800 pessoas que lotaram as dependências do Centro de Convenções. O grande auditório estava superlotado e, por causa disso, foi preciso colocar um telão no mezanino para que parte da platéia pudesse apreciar o espetáculo.

Cada escola preparou uma forma de homenagear a cidade. Foram destacados os ciclos econômicos que marcaram a História de Ponta Porã como a extração da erva-mate, fundamental no final do século 19 e começo do século 20.

Também a chegada de imigrantes de varias partes do mundo. Os fluxos migratórios internos que atraíram para a fronteira nordestinos, gaúchos, fluminenses, mineiros e paulistas, também foram destacados.

Na platéia, a secretária de Educação, Leny Klais, o secretário de Infraestrutura, Helio Peluffo Filho, diretores, coordenadores, professores e, principalmente, pais e mães dos alunos. Vários membros da Academia Pontaporanense de Letras (homenageada pela Escola Ramiro Noronha) também participaram do festival.