sexta, 29 de março de 2024
CULTURA

20º Festival de Inverno de Bonito começa na proxima quinta-feira

24 julho 2019 - 10h45Por Dourados News

Mais de 100 artistas entre músicos, atores, dançarinos, artesãos, escritores, artistas plásticos e chefs de cozinha vão ocupar as ruas de Bonito entre os dias 25 e 28 de julho, durante o 20º Festival de Inverno de Bonito. Com a preocupação de integrar todas as vertentes culturais, a programação deste ano reúne os mais diversos gêneros da arte cênica, música e prestigia a cena cultural de Mato Grosso do Sul, cujos participantes foram escolhidos por edital. Na abertura do Festival, que aconteceu na última terça-feira (02.07) no auditório da Governadoria, com a presença da Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro e diversas autoridades estaduais e municipais, artistas e produtores culturais externaram agradecimentos ao governador, Reinaldo Azambuja que, apesar das dificuldades econômicas do Estado e do País, não deixou de realizar o Festival. Para a classe artística, o Festival representa a divulgação e valorização da cultura de MS, e para os bonitenses uma valiosa contribuição aos setores da educação, cultura e turismo da cidade.

As homenagens desta edição comemorativa serão dedicadas à cinco figuras fundamentais na construção da nossa identidade cultural. São eles: o artista plástico Isaac de Oliveira, o músico Castelo, a artista plástica bonitense, Buga Peralta, o historiador (em memória) Elinor Noasco Falcão, o Noé e a professora, ex-Secretária de Cultura do Estado e uma das grandes incentivadoras das artes no Estado, Idara Duncan, que além de inúmeras atividades na área de cultura e educação, integrou o Conselho Estadual de Cultura de MS ao longo de 16 anos e foi vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura. Escritora e historiadora, em sua gestão governamental Idara criou o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Lei Estadual de Incentivos Fiscais à Cultura.

A extensa programação do Festival que tem como tema “Arte, aprendizado e protagonismo” acrescentou ainda uma prévia das atrações para atender as comunidades próximas a cidade. A partir de 20 de julho (sábado) começa o Pré Festival, que levará a escolas, distritos, assentamentos e bairros do município atividades que envolvem teatro, artes visuais, cinema e educação. As atividades acontecem no distrito de Águas de Miranda, no Assentamento Projeto Guaicurus, nas escolas municipais Vitalina Vargas Machado, Durvalina Dornelles Teixeira e João Alves da Nóbrega, na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e no Centro de Múltiplo Uso.

Interatividade a acessibilidade

O cinema também está presente no Festival com destaque para a acessibilidade. No sábado, dia 26 de julho e no domingo, dia 27, o filme “Sobre Rodas” terá recursos acessíveis para cegos e surdos e logo após a sessão haverá um bate papo com o diretor do filme, Mauro D’Addio. Para a exibição de “Teu mundo não cabe nos meus olhos” do dia 27, haverá intérprete de libras e após a sessão também acontecerá um bate-papo com especialistas em acessibilidade cultural. E a boa surpresa cinematográfica são os filmes regionais selecionados por edital para exibição durante o Festival, como “Boas vindas”, de Ara de Andrade Martins; “As Invenções de Akins”, de Ulisses Silva; “Fujona – Em busca da liberdade”, Lú Bigatão; “Irmãos de Alma”, de Filipi Silveira; “Rema Tour – Bonito MS 2018”, de Pedro Henrique Subtil e “À Procura de Marçal”, de Caroline Cardoso e Natália Morais.

A praça da Liberdade este ano vai dividir o protagonismo do Festival com outros dois palcos que serão montados próximo ao centro. No espaço de multiuso a tenda do artesanato, na Praça Central, haverá exposições com peças de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, como Estado convidado, e ainda o “Espaço Mãos que criam”, local disponível aos mestres artesãos para a demonstração das suas técnicas artesanais. Além disto o 20º Festival de Inverno de Bonito contará com intervenções musicais nas ruas da cidade mostrando a qualidade dos instrumentistas que atuam em Mato Grosso do Sul com El Trio e Duo Callado. Tudo isto sem deixar de fora shows de artistas e bandas locais como Guilherme Rondon e Banda Urben. (Acesse a programação completa na página do Festival de Bonito 2019).

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE