quinta, 28 de março de 2024

Anatel suspende promoções de operadoras de celular até janeiro

Anatel suspende promoções de operadoras de celular até janeiro

24 dezembro 2012 - 07h30Por Fonte: G1
As operadoras de telefonia celular só vão voltar a fazer promoções que gerem impacto em suas redes a partir de janeiro. A suspensão foi determinada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão de suspender as promoções é devido ao aumento das reclamações de clientes nos últimos meses e ao temor de que a rede de telefonia das operadoras não suportasse o tráfego adicional de dados, a internet móvel, e voz, provocando queda na qualidade do serviço.

Com essa mesma justificativa, é que a Anatel suspendeu uma promoção da Tim, em novembro, que permitia aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia - a tarifa regular da operadora é de R$ 0,25 por ligação. A operadora chegou a entrar na Justiça contra a decisão, mas teve o pedido recusado.

De acordo com a Anatel, no final de novembro a agência também recusou um pedido da Claro para colocar no mercado uma promoção parecida com a da Tim. A Oi chegou a preparar oferta do tipo para clientes, mas recuou diante da possibilidade de uma intervenção do órgão regulador.

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, explicou que nesta época de Natal é que se tem o maior tráfego na rede de telefonia e por isso não seria o melhor momento para promoções que possam gerar impacto ainda maior.

“A partir de janeiro, por conta das férias, o tráfego tem uma queda e então essas promoções podem ser liberadas”, acrescentou.

O superintendente lembra que as operadoras continuam sob monitoramento da Anatel, resultado do acordo que permitiu à TIM, à Claro e à Oi voltarem a habilitar seus chips. Em julho, as três ficaram proibidas de ligar novos clientes às suas redes por conta do aumento de reclamações e só foram liberadas depois de apresentarem planos de investimentos para solucionar os problemas.

Na época, o critério adotado pelo órgão foi suspender a venda de chips da operadora com o pior índice de qualidade em cada estado. Para definir quais as empresas punidas e onde, foram considerados os números de reclamações na Anatel, de chamadas não completadas e de interrupções de ligações.

A TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 18 estados e no Distrito Federal. Já a Oi foi punida em cinco. A suspensão para a Claro valeu em três estados. A Vivo não foi punida pela Anatel porque não registrou os piores índices em nenhum estado. (Com informações do G1 de Brasília).

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE