sexta, 19 de abril de 2024
EXEMPLO

Barbeiro se torna exemplo para três filhos e eles se dedicam à mesma profissão: 'É muito bom tê-los perto'

09 agosto 2020 - 08h00Por G1 MS

"O mais novo fica no caixa. Ele prefere cuidar das questões administrativas. O do meio corta cabelos desde os 15 anos. E o mais velho é o gerente. Ele é o responsável quando eu não estou aqui". É assim que, com orgulho, define o barbeiro Fernando Santos Duarte, de 41 anos, sobre o fato de ter os três filhos por perto no estabelecimento comercial dele, que fica no bairro Guanandi, região sul de Campo Grande.

Há 8 anos, Fernando se tornou barbeiro profissional. Antes, ele atuava como músico, mas, mudou definitivamente de profissão quando decidiu ter o próprio negócio. "O que aconteceu com os meninos foi algo muito natural. Eu nunca forcei eles a nada. Eles foram se interessando, pegando nas ferramentas. Foi o exemplo mesmo, no início algo que era sem compromisso foi se tornando uma responsabilidade para eles, um gosto que eles tomaram", afirmou.

Segundo o barbeiro, o filho mais velho, de 24 anos, é o primeiro que passou a acompanhá-lo no serviço. "Ele terminou o ensino médio, começou a faculdade e vinha para cá. Desde o início, ele me falava que já queria trabalhar e até hoje está comigo. São seis anos de profissão no caso dele. A segunda pessoa que eu ensinei foi um sobrinho, que hoje tem a própria barbearia", relembrou.

Os outros dois filhos, de 15 e 16 anos, também tiveram facilidade para aprender o ofício. "Quem tem filho homem sabe: eles estão em uma idade em que a gente não pode bobear, senão a pessoa pode ir para outro caminho. Eu prefiro que eles fiquem aqui, varrendo o chão ou fazendo outras coisas em que ocupem a cabeça. Mas, também sei que são jovens e também deixo andarem de bicicleta um pouco, acompanho os estudos aqui e vejo o que estão fazendo no computador. É muito bom tê-los por perto", avaliou.

Além dos meninos, Fernando também é pai de uma menina, de apenas três anos de idade. "Ela vem às vezes, mas, quando vem fala para a mãe dela: vou lá trabalhar com o meu papai. E então pega as bonecas e fica cortando o cabelo delas. Com tudo isso acontecendo, eu vejo que este é um negócio de família e uma hora eu vou cansar. São eles quem vão dar continuidade, exatamente como era nos anos 70 e 80, em que as barbearias passavam de pai para filho", comentou.

Neste domingo (9), data em que se comemora o Dia dos Pais, Fernando pretende, novamente, estar ao lado dos filhos. "Nós estamos sempre juntos e hoje não vai ser diferente. É uma satisfação quando eu ouço elogios dos clientes sobre isso. Nunca fiz para ter nenhum reconhecimento e sim para o bem deles. Acho que o grande pagamento que tenho é poder acompanhar, de perto, cada um deles", finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa