sexta, 29 de março de 2024

Calheiros ainda não decidiu destino da MP devolvida pela Câmara à comissão mista

20 setembro 2013 - 00h00
Caberá ao presidente do Senado e do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), decidir o destino da Medida Provisória (MP) 617, que isenta o PIS/Pasep e a Cofins sobre as receitas do transporte coletivo metroviário, ferroviário e rodoviário. Na noite de ontem (18), o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou a devolução da MP à comissão mista do Congresso que analisou o mérito da proposta.

Hoje (19), a Câmara encaminhou ofício ao senador Renan Calheiros comunicando a devolução da MP, com a justificativa de que ela só chegou à Câmara para votação na noite de ontem e não haveria tempo hábil para a discussão e votação pelo plenário a tempo de encaminhá-la ao Senado para votação. Os senadores só aceitam votar MPs que chegarem à Casa com o mínimo de sete dias antes do prazo final de sua vigência. A medida perde sua eficácia, se não for votada pela Câmara e pelo Senado, no próximo dia 27.

A Secretaria-Geral da Mesa do Senado confirmou o recebimento da MP e informou que ainda não tem uma posição sobre o destino da matéria. A secretaria vai aguardar um posicionamento do senador Renan para saber o que será feito com a medida provisória. Com a devolução, a Câmara retirou a matéria da pauta de votação da Casa.

Ao anunciar que devolverá a MP, o deputado Henrique Alves lamentou que a Câmara ficou com um prazo muito curto para a votação da medida e lembrou que não havia nem o avulso da matéria para que ela fosse discutida no plenário. “Esta Casa não pode se expor a esse vexame pela segunda vez. Eu agradeço a compreensão dos senhores parlamentares”, disse Alves. “Não tenho cara de botar para votar sem ter nem impresso”, acrescentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris