sexta, 29 de março de 2024
SAÚDE

Compra compartilhada vai facilitar aquisição de medicamentos para a população

08 agosto 2019 - 08h30Por Dourados News


Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o governador Reinaldo Azambuja assinou nesta terça-feira (6.8) um memorando de entendimento com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) para a compra compartilhada de medicamentos e já se prepara para a primeira compra para as sete Unidades da Federação. A intenção é aumentar o poder de compra e reduzir o preço de aquisição de remédios e equipamentos.

“Comprando conjuntamente, a gente espera baratear o custo. Vamos ter condições de ter um valor menor. Planejando a compra, vamos ter um ganho de escala porque vamos comprar todos os estados conjuntamente e a Unops tem uma experiência nisso. Ela é um braço da ONU que organiza as questões de saúde. Não é só medicamento. Nós podemos comprar equipamentos”, afirmou Reinaldo Azambuja.

O governador de Mato Grosso do Sul também explicou que a compra não será restrita a medicamentos e que os estados já se preparam para fazer a primeira aquisição, com pagamento à vista, usando recursos dos Tesouros estaduais.

“Nós podemos comprar próteses. Vamos fazer a primeira experiência. Dentro de 15 dias já temos a lista toda fechada dos medicamentos e os valores. E aí vamos publicar o chamamento, o edital, que vai nortear a compra via consórcio e o consórcio vai ratear essa compra com os estados no quantitativo que cada um dos estados escolheu e a Secretaria de Saúde identificou como quantidade”, declarou Reinaldo Azambuja.

O Unops é um organismo operacional das Nações Unidas que atua no combate à corrupção na América Latina apoiando governos na realização de compras públicas mais eficientes e transparentes.

No Brasil, o Unops trabalha desde 2012, com outras agências da ONU, organismos financeiros internacionais e governos federal, estaduais e municipais. Ele é especialista em apoiar os governos na realização de contratos públicos mais eficientes graças a métodos transparentes e eficazes, que geram benefícios para a sociedade. Isso inclui soluções para combater a fraude e a corrupção, aumentando assim a competitividade e a eficiência.

Brasil Central

Criado em 3 de julho de 2015, o Consórcio Brasil Central é composto por Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. O foco do Consórcio é promover o desenvolvimento econômico e social por meio de planejamento estratégico de ações continuadas em diferentes frentes.

Participaram da assembleia geral do Consórcio, nesta terça-feira, os governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes; de Goiás, Ronaldo Caiado; os vice-governadores do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Junior; e do Distrito Federal, Paco Britto, além de representantes de outros estados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Bolsonaro pede a Moraes devolução de passaporte para viajar a Israel

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris