terça, 23 de abril de 2024
CLIMA

Em meio ao calorão de 41 graus, Embrapa já alerta para geada em junho

17 janeiro 2020 - 13h30Por Dourados News

Na semana em que Dourados é castigada com o calor mais intenso do ano até agora, com seu ápice marcado pela sensação térmica de 41ºC registrada às 15h de quinta-feira (16), a Embrapa Agropecuária Oeste alertou que existe alta probabilidade de ocorrer geada forte no mês de junho em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul.

A probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96% e existe 74% de probabilidade de que essa geada seja classificada como forte, ou seja, ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

Essa previsão é possível graças ao sistema desenvolvido em 2017 pela equipe da Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com a estudante de agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados, Rafaela Silva Santana. Atualmente, o sistema tem seus dados abastecidos pelos pesquisadores Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz.

“O sistema usa dados de chuva da estação agrometeorológica do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste e da temperatura da superfície do mar, fornecidos pela agência americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)”, detalha.

“Com índice de confiança de 95%, o sistema é capaz de prever em dezembro, qual a temperatura mínima que deverá ocorrer em junho, no Sul de Mato Grosso do Sul. Baseando-se nessa temperatura prevista e na escala de intensidade de geadas, é possível informar qual a probabilidade de ocorrer geada e com qual intensidade”, acrescenta.

Segundo a Embrapa, essa previsão que pode ser divulgada em dezembro é monitorada até o mês de maio, pois, conforme ressaltam os pesquisadores, as condições de temperatura da superfície do mar podem mudar até junho e, se essa mudança for significativa, a previsão deverá ser reavaliada.

“Não é normal ter que corrigir as previsões que são feitas com antecedência, porém isso pode acontecer, mas em geral, o mais comum é que elas se confirmem”, explica Danilton.

Durante o Showtec 2020, a previsão de ocorrência de geada na safrinha 2020 no Sul do MS, será tema de uma das palestras que serão apresentadas no stand da Embrapa, no espaço ‘Agricultura Movida à Ciência’. A palestra será proferida pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Danilton Luiz Flumignan, na quinta-feira, 23 de janeiro, das 9hs às 10hs, quando ele vai apresentar detalhes sobre o assunto.

Além disso, o pesquisador também estará disponível para esclarecer dúvidas e conversar sobre o tema, ao longo dos três dias do evento, no espaço “Clínica Tecnológica” também presente no stand da Embrapa no Showtec 2020. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda