Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021

Estudo: 38% dos brasileiros têm pendências

22 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Terra


O uso sem consciência do cartão de crédito leva milhares de brasileiros ao endividamento. Segundo estudo divulgado nesta sexta-feira pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 38% dos brasileiros têm alguma fatura não liquidada no cartão de crédito. Foram entrevistados 1.277 pessoas em todas as capitais brasileiras.

Entre os que têm pendências na modalidade de crédito, 82% afirmam que as contas estão há mais de 90 dias atrasadas e 85% deles admitem que não têm conhecimento sobre a taxa de juro cobrada quando se paga apenas uma parte da fatura do mês.

"É um caminho complicado de sair. Antes de optar por uma forma de pagamento, é recomendável avaliar as vantagens e desvantagens, calculando os juros do período para o saldo devedor, uma vez que eles incidirão sobre o que for financiado", alerta em nota a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos.

De acordo com o estudo, 93% dos consumidores adimplentes se organizam e conseguem pagar o valor total das faturas na data do vencimento - o que não gera custos para o consumidor, além da anuidade do cartão e outros seguros. Por outro lado, 24% dos consumidores inadimplentes pagam apenas o valor mínimo da parcela (em média corresponde a 20% do valor integral da fatura) e adiam o pagamento do restante com juros - o que pode criar um efeito "bola de neve" nas finanças.

"É mais recomendável quitar essa dívida com recursos obtidos por meio de algum empréstimo bancário, por exemplo, do que continuar pagando faturas cumulativas e cada vez maiores por causa de juros exorbitantes", alerta Ana Paula.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Sábado é o último dia para matrícula para aprovados da UEMS da 4ª convocação
SAÚDE
Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens
TEMPO
Final de semana de dia das mães será de tempo firme em Mato Grosso do Sul
SAÚDE
Segunda etapa da vacinação contra influenza começa na próxima semana