terça, 19 de março de 2024
CIDADES

Governo estuda "emprestar" leitos do interior para saúde da Capital

05 julho 2020 - 18h00Por Campo Grande News

O Governo do Estado estuda transferir leitos que não estão sendo utilizados nas cidades do interior do Estado para Campo Grande. O objetivo é evitar que o sistema de saúde do município entre em colapso com as confirmações de novos casos do coronavírus. 

Em Mato Grosso do Sul são 10.089 casos confirmados e 117 mortes pela doença até este domingo (5). Só na Capital, são 21 óbitos em consequência de complicações causadas pela covid-19.

Durante a live realizada neste domingo, o titular da Secretaria Estadual de Saúde, Geraldo Resende relembrou que haverá abertura de 18 novos leitos no Hospital do Câncer para o tratamento da covid-19, além da Santa Casa e hospitais privados, mas disse ter intenção de transferir também alguns do interior.

Segundo o secretário as tratativas já tiveram início com as secretarias municipais e prefeituras, mas sem sucesso. “Não conseguimos que esses leitos fossem disponibilizados para a nossa gente”, lamentou.

Contudo, ele reforça que a medida é necessária e será concretizada. “Haveremos de fazer o remanejamento porque não podemos ter esse paradoxo de falta de leitos na Capital quando temos leitos sem utilização em algumas cidades”, disse.

Dados divulgados pela secretaria apontam que a taxa de ocupação de leitos do SUS na macrorregião de Campo Grande, que abrange 34 municípios, neste domingo é de 71%, entre clínicos e de UTI.

O secretário não informou os leitos de quais cidades serão remanejados para Campo Grande e nem quando essa transferência será concretizada. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ

Carga milionária de cigarros ilegais é apreendida na região de fronteira

GERAL

ONS registra recorde na demanda máxima de carga de energia

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Comissão debate regulamentação da profissão de motorista de aplicativo

GESTÃO PÚBLICA

Sinal 5G estará disponível em mais 395 municípios a partir de hoje