quinta, 18 de abril de 2024
SAÚDE

Hospital de Ponta Porã realiza 2 mil atendimentos psicológicos

31 dezembro 2019 - 09h00Por Dourados News

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, registrou 2.400 atendimentos psicológicos no período de janeiro a dezembro de 2019. Os atendimentos ambulatoriais são individuais nos leitos para acompanhantes e familiares que necessitam de amparo, comunicados de diagnóstico e identificação de doenças mentais. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Atuamos principalmente na identificação de diagnósticos dos pacientes como quadros de depressão, ansiedade ou violência. Se necessário realizamos encaminhamentos dependendo do caso de cada paciente”, explicou o psicólogo da unidade, Gabriel Flores.

O profissional realiza amparo psicológico para familiares e acompanhantes e faz visita periódica nos leitos das enfermarias. Após avaliação, se houver necessidade, mesmo após alta, o paciente recebe um encaminhamento para continuar o tratamento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde.

“O amparo emocional é fundamental para a recuperação dos pacientes. Por mais que o ambiente seja humanizado, a rotina no hospital é estressante para ambos e pode gerar angústia e eclodir problemas emocionais anteriores. Por isso, a equipe tem um trabalho multidisciplinar com o propósito de tratar do corpo e da mente”, esclareceu.

Sueli Aparecida Silva, 43 anos, teve o amparo psicológico durante um tratamento para dores e agradeceu o atendimento que recebeu. “O psicólogo é excelente, atencioso e profissional para lidar com os pacientes. Me ajudou durante a recuperação”, disse.

Estrutura

Com 107 leitos, a unidade oferece atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, internação nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, gineco-obstétrica, pediátrica, ortopédica e UTI adulto. Possui, ainda, ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico. Sob gestão Acqua, o hospital terá serviços renovados que garantem conforto aos pacientes. A atenção à saúde oferecida envolve assistência humanizada, integral e contínua, acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa