terça, 16 de abril de 2024
EDUCAÇÃO

Inscrições no Sisu 2020 serão realizadas entre os dias 21 a 24 de janeiro

17 janeiro 2020 - 08h00Por Sisu 2020

Inscrições do Sisu 2020 começam na próxima semana: Fiquem atentos! Nos próximos dias o MEC – Ministério da Educação dará início ao cronograma do Sisu 2020 – Sistema de Seleção Unificada. As inscrições para o sistema do processo seletivo serão realizadas exclusivamente via internet, sem a cobrança de taxa.

No Sisu 2020, assim como nas edições anteriores, serão abertos dois processos seletivos. O primeiro deles, será do dia 21 a 24 de janeiro, uma vez que, distribuirá vagas para o primeiro semestre letivo das instituições. Contudo, já o segundo processo não teve o cronograma divulgado, com isso, as inscrições deverão ocorrer no fim de maio. Será destinado ao preenchimento de vagas para o segundo semestre letivo das universidades e institutos federais participantes.

De acordo com o calendário do Sisu 2020, veja todos os prazos:

  • Período de inscrições – 21/01 a 24/01
  • Resultado da chamada regular – 28/01
  • Prazo para participar da Lista de Espera – 29/01 a 04/02
  • Matricula para estudantes selecionado na chamada regular: 29/01 a 04/02
  • Convocação dos candidatos em lista de espera a partir desta data – 07/02 a 30/04.

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira irá divulgar o resultado individual do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio no dia 17 de janeiro. A partir daí, serão abertos oficialmente os processos de seleção dos programas educacionais do MEC.

Outros programas educacionais utilizados são Prouni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e, inclusive, o próprio Sisu.

O período de inscrições do Sisu durar quatro dias consecutivos, ou seja, fiquem atentos ao prazo. Desta maneira, os estudantes terão até às 23h59min do dia 24 de janeiro, uma sexta-feira, para se inscrever.

As inscrições para o Sisu 2020 serão realizadas no site http://sisu.mec.gov.br/ que irá operar conforme o horário oficial de Brasília/DF. Para se inscrever, será necessário ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2019.

No decorrer das inscrições do Sisu 2020 os estudantes poderão informar até duas opções de cursos. As pesquisas de vagas poderão ser feitas por cursos, instituições ou município.

Ao identificar o curso, decerto identificará a nota de corte do Sisu 2020. Para quem não sabe, nota de corte é a pontuação mínima para estar entre os selecionados.

A única exigência do Sisu 2020 é participação no Enem 2019 com pontuação superior a zero na redação. Contudo, algumas instituições e cursos estão autorizado a fazer exigências referentes a pontuações.

Além do curso o estudante terá que informar qual modalidade se identifica:

  • Lei de Cotas:
    • Ter uma renda familiar mensal bruta por integrante familiar de no máximo um salário mínimo e meio;
    • Ter estudado em escola pública durante o ensino médio;
    • De acordo a última edição do censo realizado pelo IBGE ter se autodeclaro negro, pardo ou indígena
  • Ampla concorrência: Tenha participação no Enem 2019 com nota superior a zero;
  • Políticas de ações afirmavas: São vagas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu;

Conforme o calendário, o resultado do Sisu 2020 será divulgado em única chamada regular, que ocorrerá no dia 28 de janeiro, na terça-feira seguinte ao término das inscrições. A resultado poderá ser visto no boletim do candidato, instituições participantes ou pelo portal do MEC através do 0800 616161.

Os candidatos selecionados terão que realizar a matrícula nos dias 29 de janeiro de 2020 a 4 de fevereiro de 2020. Desse modo, é importante que entre em contato com a instituição na qual foi selecionado para se informar os dias, horários e locais de atendimentos definidos. 

Quem não for selecionado para o curso de primeira opção, terá a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2020. Desse modo, basta acessar o boletim do candidato e confirmar interesse em participar da lista. A lista de espera será acessível inclusive aos estudantes que forem aprovados e matriculados nos cursos de segunda opção.

Antes de mais nada, vale lembrar que é de responsabilidade do estudante participante da lista de espera o acompanhamento das chamadas. Caso seja selecionado e eventualmente não comparecer no prazo estabelecido, o mesmo terá a vaga perdida. Como já foi informado, o prazo de chamada da lista de espera é de 07/02 a 30/04.

Fiquem atentos a todas notícias através da página do Facebook Sisu 2020 ou pelo Instagram Guia do Enem. Desde já, desejamos boa sorte a todos!

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa