quarta, 24 de abril de 2024

Inscrições para Exame de Seleção do IFMS terminam no domingo

10 janeiro 2013 - 10h40Por Assessoria
As inscrições para os cursos técnicos de nível médio integrado que serão oferecidos gratuitamente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a partir do primeiro semestre de 2013 devem ser feitas até o próximo domingo, dia 13 de janeiro. São 880 vagas distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O acesso ao sistema de inscrições do Exame de Seleção está disponível no endereço eletrônico www.ifms.edu.br. O candidato deve pagar uma taxa de R$ 35,00 até o dia 16 de janeiro.

Para concorrer às vagas, é preciso ter o ensino fundamental completo. No caso dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos.

Na modalidade de ensino Técnico Integrado, o estudante cursa o ensino médio e faz as disciplinas do curso técnico, paralelamente.
Cotas

Estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública, os que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e os que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas têm vagas reservadas. A opção de “Beneficiário de Ação Afirmativa” deve ser informada na inscrição.

O candidato que cursou qualquer período, ano ou série do ensino fundamental em escolas particulares, mesmo que tenha recebido bolsa de estudo parcial ou integral, não poderá concorrer pelo sistema de cotas.
Curso novo

A partir de 2013, o IFMS oferece o curso técnico em Fruticultura, no município de Ponta Porã. O estudante que fizer essa opção e concluir o curso estará apto a planejar, executar e monitorar as etapas da produção de plantas frutíferas, desde o plantio até a comercialização dos produtos.

São ofertadas 40 vagas para estudantes do Proeja, no período noturno.
Seleção

O Exame de Seleção, com questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais, está marcado para 17 de fevereiro. A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 11 de março.

A prova será elaborada e aplicada pela COPEVE (Comissão Permanente de Vestibular), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul