quarta, 24 de abril de 2024

Mulheres curdas protestam pelo assassinato de menina de 15 anos

Mulheres curdas protestam pelo assassinato de menina de 15 anos

31 dezembro 2012 - 00h00Por EFE
Dezenas de mulheres se reuniram neste domingo no cemitério de Diyarbakir, a maior cidade das províncias curdas do sudeste da Turquia, para protestar contra o assassinato de uma jovem de 15 anos.

As ativistas deixaram cravos vermelhos e uma mortalha branca no túmulo, lembrando que a vítima tinha sido enterrada em uma bolsa de plástico, sinal do desprezo por parte de sua própria família, informou a agência turca Anadolu.

O corpo da jovem Hatice Dasli, grávida de quatro meses, foi encontrado na semana passada e a autópsia revelou que tinha sido afogada e jogada em um rio.

Segundo a Anadolu, Hatice foi casada à força aos 13 anos, um costume ainda frequente nas regiões rurais da Turquia, apesar de ser proibido, mas depois de um ano abandonou seu marido e voltou a viver com sua família.

Supostamente foi violentada por familiares próximos e ficou grávida e, por isso, a família decidiu ocultar essa desonra assassinando a jovem. A polícia prendeu sete membros da família, entre eles seu avô e dois tios, suspeitos de ter planejado o crime.

"Os valores feudais e o papel sexual que a sociedade atribui à mulher legitimam e perpetuam estes massacres", denunciou a ativista Tülay Deniz. "Pedimos que a sociedade reflita e mostre uma contundente reação contra todo tipo de abusos às mulheres", acrescentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul