quinta, 28 de março de 2024

Operação de segurança vigia fronteira de Corumbá com a Bolívia

14 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Diário Online
Uma ampla ação de repressão a ilícitos; fiscalização de veículos e a pessoas; busca por foragidos e procurados é promovida em Corumbá desde a última terça-feira, 11 de dezembro, pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-Fron). O trabalho foi intensificado nesta quinta, dia 13, com a deflagração da "Operação Simultânea". O secretário de Estado Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, vistoria hoje, dia 14, o andamento da operação em Corumbá.

A ação foi determinada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e acontece ao mesmo tempo nos 11 Estados fronteiriços do Brasil: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O patrulhamento ostensivo faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), política do Governo Federal que tem como principal objetivo combater simultaneamente o crime organizado e o tráfico de drogas nos estados da zona fronteiriça.

"Estamos com barreiras fixas e volantes em diversos locais da cidade", disse o coronel da PM e secretário executivo do GGI-Fron/MS, Valter Godoy Rojas. Ele coordena os trabalhos. Segundo o coronel, até o final da tarde de ontem, 28 mandados de busca e apreensão tinham sido cumpridos nos polos do GGI em Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Jardim.

A "Operação Simultânea" acontece em toda a extensão da faixa de fronteira do Estado. As ações do Gabinete de Fronteira são pontuais e têm enfoque preventivo e repressivo. A finalidade é combater a prática de crimes transfronteiriços.

A operação tem a participação da Polícia Militar; Polícia Civil; Departamento de Operações de Fronteira; Corpo de Bombeiros; Força Nacional de Segurança; Receita Federal; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal, Marinha e Exército brasileiro. Há ainda apoio de órgãos de segurança da Bolívia e Paraguai.

GGI-Fron

O GGI-Fron é por força legal, um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados com o intuito exclusivo de melhorar a articulação entre as Polícias Civil e Militar; Bombeiros; Guarda Municipal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública e responder com mais rapidez às demandas da área.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro