quinta, 25 de abril de 2024

Pesquisa revela que inadimplentes desconhecem juros do cartão

22 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Folhapress
Cerca de 85% dos consumidores inadimplentes não sabem qual é a taxa de juros de seu cartão de crédito, mostra estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgado hoje. O número de inadimplentes que possui dívidas no cartão é de 38%. Desses, 82% afirmam estar com as contas há mais de 90 dias atrasadas. O problema, segundo o SPC, são justamente as altas taxas de juros pagas por causa dos atrasos.

Dos inadimplentes, 24% optam pelo "crédito rotativo", quando o endividado paga apenas a fatura mínima, geralmente de 20%. O restante, acrescido de juros, é cobrado na fatura seguinte. Dos adimplentes, 93% conseguem pagar 100% das faturas na data do vencimento.

O SPC orienta que o inadimplente pesquise as opções de taxas. Segundo o instituto, muitas vezes é preferível que o consumidor adquira um empréstimo bancário com o intuito de quitar sua dívida no cartão.

Ana Paula Bastos, economista da SPC, afirma que o cartão de crédito é um facilitador para o consumo, porque permite que se compre mesmo quando o comprador não dispõe do dinheiro. Mas, muitas vezes, as pessoas acabam gastando mais do que possuem, o que explica os altos níveis de endividamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue