sexta, 19 de abril de 2024
NOTÍCIAS

TJMS registra distribuição histórica em julho de 2020

04 agosto 2020 - 14h30Por TJMS

O mês de julho de 2020 foi finalizado com distribuição recorde no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Em teletrabalho desde o final de março, o TJMS tem se reinventado e fazendo uso de diversas soluções tecnológicas para continuar dando seguimento à demanda, mesmo com as medidas de segurança adotadas para evitar o aumento da pandemia.

Vencendo todas as adversidades, o mês de julho marcou um recorde de maior distribuição registrada até hoje no Poder Judiciário estadual: foram 8.845 novos processos de 2º grau encaminhados para o Órgão Especial, Câmaras e Seções (cíveis e criminais), isto sem computador os processos da presidência, da vice-presidência e precatórios. O recorde anterior era de julho de 2019, com 8.290 processos distribuídos.

Desde o início do ano já foram distribuídos 47.038 novos processos no TJMS. A média registrada de janeiro até julho de 2020 é de 6.719,7 feitos ao mês. O acumulado do ano é 7% maior do que o registrado no mesmo período no ano passado (2019), quando foram computadas 43.747 novas ações. Em comparação ao igual período registrado em 2018 (35.356 feitos distribuídos), o total de 2020 é superior em 24,84%.

Na outra ponta, com relação aos julgamentos, vale lembrar que os órgãos julgadores do TJMS têm realizado sessões de julgamento por videoconferência, em respeito a todos que atuam no sistema de justiça, mas sem paralisar a prestação jurisdicional, inclusive, é possível aos advogados realizarem sustentação oral nas sessões de modo telepresencial.

O calendário das sessões de julgamento dos órgãos colegiados do Tribunal está disponível no link https://www.tjms.jus.br/institucional/plenarios-virtuais.php. As sessões de julgamento, a exemplo do formato presencial, são públicas e podem ser acompanhadas ao vivo por qualquer jurisdicionado pelo Youtube.

Conforme a Portaria nº 1.813, publicada no dia 31 de julho, está prevista para o próximo dia 24 de agosto a retomada dos trabalhos presenciais, de forma escalonada, com a volta gradual dos servidores e magistrados, o que trará ainda mais agilização e facilidade no acesso e decisão dos feitos, devendo ser atingidos índices ainda superiores na movimentação processual, tanto na distribuição, quanto no julgamento dos processos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa