quarta, 24 de abril de 2024

Governo paraguaio defende cumprimento da Constituição na Venezuela

Governo paraguaio defende cumprimento da Constituição na Venezuela

10 janeiro 2013 - 18h00
EFE

O Governo do Paraguai, que não tem relações com a Venezuela desde junho passado, defendeu nesta quinta-feira o cumprimento da Constituição venezuelana no que tem a ver com a posse presidencial e criticou certas "interpretações", sem mencionar o Governo daquele país.

"Nós acreditamos que deve se cumprir a Constituição Nacional da Venezuela, que é clara a respeito e há interpretações que certamente não compartilhamos", disse o chanceler paraguaio, José Félix Fernández Estigarribia, em referência à ausência do presidente venezuelano, Hugo Chávez, no dia de sua posse.

Estigarribia falou nesses termos depois de uma reunião com o presidente paraguaio, Federico Franco, que assumiu a Presidência em 22 de junho do ano passado após a cassação de Fernando Lugo em um julgamento político no Senado, figura contemplada na Constituição deste país.

A cassação de Lugo provocou a suspensão do Paraguai do Mercosul e da Unasul, assim como a retirada do embaixador paraguaio em Caracas e do venezuelano em Assunção.

Em alusão à postura paraguaia sobre a posse presidencial na Venezuela, o chanceler disse que aguardarão a posição que a Organização dos Estados Americanos (OEA) adotar, que, segundo lembrou Estigarribia, também conta com uma carta democrática.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda