Menu
Busca domingo, 16 de maio de 2021

OEA envia emissário ao Paraguai para verificar processo eleitoral no país

OEA envia emissário ao Paraguai para verificar processo eleitoral no país

04 dezembro 2012 - 13h30
Agência Brasil

O ex-presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz, Oscar Arias, é o enviado da Organização dos Estados Americanos (OEA) ao Paraguai para fazer uma análise preliminar sobre a situação política no país. Ontem (3) Arias, que chefia a Missão de Observação Eleitoral da OEA, reuniu-se com o presidente paraguaio, Federico Franco, e o ministro das Relações Exteriores, José Félix Estigarribia Fernández. Em 21 de abril de 2013, há eleições gerais no Paraguai.

"Prevemos que as eleições vão ocorrer normalmente e que este governo está empenhado em promover eleições livres e justas. Não tenho dúvida alguma de que e vai ocorrer, tenho certeza”, disse Arias, na sua chegada a Assunção.

Nas conversas, Arias quis saber detalhes sobre a realidade do Paraguai. "Ele [Oscar Arias] tem um enorme desejo de que as eleições sejam limpas", disse o chanceler paraguaio. Fernández acrescentou que Arias quis saber sobre as liberdades atuais civis, o status do Exército Popular Paraguaio (EPP), guerrilha que atua no país, e as suspensões no Mercosul e na União das Nações Sul-Americanas (Unasul)

Desde junho, o Paraguai está suspenso tanto do Mercosul como também da Unasul. Para os líderes políticos da região, a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, por meio de um impeachment, envolveu uma série de ações que romperam com a ordem democrática. As autoridades do Paraguai negam irregularidades. O tema é constante nas discussões de chefes de Estado da região.

"O governo tem assegurado que o ex-presidente Arias tenha total liberdade para se reunir com os partidos políticos, grupos sociais, organizações empresariais, sindicatos e representações indígenas. Nós garantimos total liberdade”, disse o chanceler.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
PM apreende veículo com mais de 130 kg. de droga
JUSTIÇA
Ministério vai retomar implantação de sistema de apoio ao consumidor
SAÚDE
Queiroga diz que ministério estuda campanha de testagem contra covid
CIDADE
Detran de Dourados terá novo bloco para campanhas educativas e Central de Exames