quinta, 25 de abril de 2024
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Condomínios aderem a campanha de enfrentamento a violência doméstica

17 julho 2021 - 12h30Por Portal Governo MS

Sabe aquele velho ditado que diz: "Em briga de marido e mulher não se mete a colher"? Então, está mais ultrapassado do que nunca. O grande número de casos de violência doméstica registrados no Brasil motiva ações de combate a esse problema em diversas frentes e isso chegou também aos condomínios.

Em novembro do ano passado o governador Reinaldo Azambuja sancionou a Lei Nº 5.591, que torna obrigatório aos condomínios residenciais comunicarem aos órgãos de segurança pública a ocorrência ou indícios de ocorrência de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos.

De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, o objetivo é coibir a violência doméstica nos espaços privados. "Precisamos fortalecer a ideia nos condomínios do senso de comunidade e conscientizar que este é um problema que deve ser combatido por todos. Neste sentido, o síndico tem um papel ainda mais fundamental, que passa a ser porta-voz e aliado na luta contra a violência doméstica no condomínio", explica.

Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros Estados Brasileiros a aderir à campanha "Alô vizinho!", lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM).

"Aderimos a campanha porque acreditamos que o enfrentamento da violência doméstica é um dever de todos, ainda mais nesse momento de isolamento em que as mulheres vítimas de violência doméstica estão convivendo em maior período com o agressor. A denúncia de um vizinho ao escutar ou presenciar uma agressão pode salvar a vida dessa vítima", conclui.

O material informativo da campanha indica os canais para o registro de denúncias. Destaca número do Ligue 180, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o endereço do portal da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH). Além disso, apresenta orientações de segurança para as mulheres e informações com exemplos de atos de violência previstos na lei Maria da Penha. Para acessar clique aqui.

A síndica do Condomínio Passarela Park Prime, Andrea Raslan Pettengill, reforça que a empatia foi a primeira motivação para que o condomínio aderisse à campanha. "A empatia pelo fato de eu ser mulher e a percepção de que não poderia me manter alheia em algumas situações. Os moradores já estão envolvidos nessa ação, meu recado como síndica e como mulher é que devemos cuidar umas das outras e que jamais devemos aceitar ser maltratadas".

Segundo dados da Polícia Civil, de janeiro a junho deste ano foram registrados 7.854 boletins de ocorrência de casos de violência doméstica no Estado.

A Diretoria de Enfrentamento à Violência da SPPM, entrou em contato com administradoras de condomínios que estão mobilizando seus clientes para a adesão da campanha. Caso queira participar dessa corrente de enfrentamento à violência contra as mulheres, envie um e-mail para mulheres@secic.ms.gov.br

Como Denunciar:

Em casos em que a violência esteja ocorrendo no momento, sendo possível ouvir gritos e pedidos de socorro: Ligue 190

Em casos que a situação tenha chegado ao conhecimento do síndico ou administrador do condomínio, a denúncia pode ser feita pelo Ligue 180, pelo site da Polícia Civil - Delegacia Virtual ou ainda pelo Aplicativo MS Digital, sem necessidade de comparecimento pessoal.

Para mais informações sobre denúncias: https://www.naosecale.ms.gov.br/denuncias/

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira