sexta, 19 de abril de 2024

Durante curso, DOF realiza aula prática de Policiamento Embarcado em Dourados

Durante curso, DOF realiza aula prática de Policiamento Embarcado em Dourados

28 novembro 2012 - 15h00
Divulgação (TP)

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) vai dar continuidade ao Curso de Unidades Especializadas para Multiplicadores. A capacitação está na fase de aliar as aulas teóricas da sala de aula com aulas práticas em que os alunos dos 11 Estados fronteiriços possam aplicar os conhecimentos adquiridos na teoria.

Durante as aulas da disciplina de Policiamento Embarcado os 28 multiplicadores do curso terão contato com conteúdos como: formas de policiamento embarcado, preparação de abordagem a embarcação, acompanhamento tático, regras nacionais e internacionais de navegação, entre outros. “O policial vai adquirir conhecimento sobre a forma correta do policiamento de embarcação já que estamos próximos ao rio Paraguai e Paraná, serão capacitados ainda para saber a forma e a preparação da abordagem de uma embarcação”, detalhou o capitão José Roberto de Souza, coordenador e instrutor do Curso de Unidades Especializadas do DOF.

As aulas de Policiamento Embarcado acontecem nesta quarta-feira (28) no Lago Municipal de Dourados, mais conhecido como Lago da Pesca, que fica no Parque Antenor Martins.

Os alunos terão ainda noções geográficas para distinção de limites entre os países Brasil, Bolívia e Paraguai, regras de utilização de embarcações e reforçarão as técnicas de sobrevivências já abordadas nas disciplinas de Princípios de Sobrevivência, que ensina como se manter vivo utilizando os recursos do ambiente; Atendimento Pré-Hospitalar, que trouxe técnicas de socorro policial e procedimentos básicos em locais em que não existe socorro médico e Natação Utilitária na qual o policial que está na água, mesmo fardado e com equipamentos, aprende como chegar a local seguro para manter-se vivo.

Curso

O Curso de Unidades Especializadas de Fronteira teve início no último dia 19 de novembro e durante três semanas Policiais Militares e Civis, Bombeiros Militares, Peritos Criminais, Policiais Federais e Rodoviários Federais têm a oportunidade de ter conhecimento sobre as principais características da região de fronteira e como atuar junto aos órgãos de segurança pública dos Estados.

Na avaliação do comandante do DOF, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, a primeira semana de aulas apresentou resultados satisfatórios e os alunos têm mostrado total interesse pelas matérias ministradas. “Os instrutores foram selecionados entre os melhores e mais capacitados das unidades da Federação, bem como de Mato Grosso do Sul. São pessoas que têm contribuído e apoiado na realização das ações do Departamento em todas as ocasiões que propomos capacitação de pessoal e treinamento de policiais. Este curso, além de divulgar as ações desenvolvidas pelo DOF do Estado, confirma o status de referência nacional do Departamento no policiamento integrado, principalmente na faixa de fronteira”, conclui o coronel Duarte.

O Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras – Nível Multiplicador vai até o dia 7 de dezembro e é realizado pelo Departamento de Operação de Fronteira (DOF) através do Programa de Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron).

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa