Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
YARIS HB DOURAMOTORS - OUTUBRO 2021
SAÚDE

Estado propõe abertura de 30 novos leitos de UTI-Covid no HU de Dourados

18 março 2021 - 15h15Por Portal MS

Entendimentos que vêm sendo mantidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Prefeitura de Dourados e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vão possibilitar a abertura de 30 novos leitos de UTI no Hospital Universitário da UFGD. A medida vai incorporar também 20 novos leitos clínicos, chegando a 50 novas estruturas para pacientes de Covid-19 no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que deverão ser instaladas na recém inaugurada estrutura do Hospital da Mulher e da Criança.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o assunto foi tratado com o prefeito Alan Guedes, o reitor da UFGD, Lino Sanábria, e o superintendente do HU/UFGD, Luiz Augusto Freire Lopes, por meio de uma vídeo-conferência realizada na quarta-feira (17). “Aguardo uma resposta positiva ainda para esta quinta-feira (18)”, salientou o gestor.

De acordo com o que está sendo proposto pela SES, o Estado vai arcar com os custos dos novos leitos até que haja habilitação dos mesmos pelo Ministério da Saúde; também vai fornecer os medicamentos, insumos e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, restando à Ebserh suprir os leitos com os recursos humanos, como médicos, enfermeiros e técnicos.

O secretário Geraldo Resende explicou que já existe, na estrutura do HU/UFGD, 10 leitos de UTI cedidos pelo Estado e há o compromisso de uma empresa que possui planta industrial em Dourados, de fazer a doação dos equipamentos necessários para a montagem dos novos leitos.

“A taxa de ocupação de leitos de UTI em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí chegou em 100%. Estamos fazendo esforços imensos para conseguir a abertura de novas estruturas em Dourados e também nesses municípios, a fim de que nenhum paciente de Covid-19 fique sem atendimento”, explica o secretário Geraldo Resende.

O gestor disse que por meio desse trabalho de articulação com prefeitos e secretários municipais de Saúde está possibilitando a abertura, nesta            quinta-feira (18), de 10 novos leitos de UTI em Três Lagoas e outros 10, na quarta-feira (17) em Ponta Porã. “Agora, aguardamos uma resposta urgente da Eberh para que tenhamos mais esse incremento no Município de Dourados”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Falta de material e custos impactam a indústria da construção
ECONOMIA
Cai tempo médio para abertura de empresas no país
Prazo era de 5 dias e 9 horas em 2019 e hoje está em 47 horas
LEGISLATIVO DE MS
Neno Razuk solicita a Sejusp a compra de veículos para patrulhamento rural em Ponta Porã
MARACAJU
Polícia Militar apreende mais de meia tonelada de entorpecentes