quinta, 25 de abril de 2024
SEGURANÇA PÚBLICA

IALF faz mutirão para coletar DNA de 350 presos condenados pela Justiça

15 setembro 2021 - 16h00Por PC-MS

Com base na Lei N.º 12.654, de maio de 2012, que prevê a coleta de perfil genético como forma de identificação criminal, o Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) de Mato Grosso do Sul, realiza nesta quinta-feira (15), um mutirão para coleta de DNA de presos condenados por crimes sexuais, homicídios, feminicídios e roubos.

A coleta será feita no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, a partir das 8 horas da manhã, por uma equipe composta por 10 peritos criminais e 2 peritos papiloscopitas.

Foto: Divulgação/PCMS

Além de amostras de DNA, serão coletadas impressões digitais daqueles presos já condenados pela Justiça. O fornecimento de material à identificação do perfil genético, por parte dos detentos condenados é obrigatória, conforme o artigo 9º-A da Lei N.º 12.654.

Conforme a diretora do IALF, Josemirtes Fonseca Prado da Silva, a expectativa é coletar pelo menos 350 amostras. “Esse material será incluído nos Bancos Estadual e Nacional de Perfis Genéticos e confrontados com os vestígios que colhemos em locais de crimes, com o objetivo de identificar os autores”, explica.

Os dados constantes dos bancos de dados de perfis genéticos são de caráter sigiloso. Com essas informações cadastradas no banco, é possível apontar a autoria de crimes sem solução, além de comprovar a inocência de suspeitos e interligar um caso com outras investigações das demais esferas policiais, funcionando assim como uma ferramenta eficiente para resolver crimes.

Banco Nacional de Perfis Genéticos

Mato Grosso do Sul integra a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A RIBPG é formada, atualmente, por 22 laboratórios de genética forense vinculados a unidades de perícia estaduais, distrital e federal.

Ferramenta importante para auxiliar em investigações criminais, o Banco Nacional de Perfis Genéticos ultrapassou a marca de 100 mil perfis cadastrados. A maior parte é ligada a pessoas envolvidas em casos violentos e de abuso sexual. O banco foi criado em 2013 e é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Banco Nacional de Perfis Genéticos é usado em investigações criminais de todo o Brasil por meio da prova pericial do DNA. O material genético é coletado pela perícia no local do crime ou no corpo da vítima. São, por exemplo, vestígios como fios de cabelo, sangue e outros materiais biológicos. Além de exames feitos pelas vítimas de violência no Instituto Médico Legal (IML).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue